tempos líquidos

Experiências profundas em um mundo raso

Kátia Keiko

Eu tentei ser normal. Mas não gostei

Por trás das fotografias: fotógrafos e suas imagens mais icônicas

Projeto do fotógrafo Tim Mantoani apresenta os responsáveis por parte das fotos mais memoráveis das últimas décadas.


photo1.jpg

O solitário homem que ousa parar tanques de guerra nos protestos em Tiananmen Square, China, em 1989. As torres-gêmeas World Trade Center no exato momento em que foram atingidas. Ou, mais recente, a menina afegã de olhar triste que retratou as capas da revista National Geographic. São imagens que provavelmente muito de nós conseguirão se recordar com facilidade, mas poucos saberão quem são os fotógrafos-autores. Nem sequer ao menos o nome.

Percebendo essa deficiência, o também fotógrafo Tim Mantoani decidiu iniciar o projeto "Behind Photographs: Archiving Photographic Legends" que acaba de resultar em um livro de mesmo nome. A intenção de Tim é retratar os autores destas imagens tão conhecidas, revelando quem são os grandes talentos, e mostrar para as pessoas que as fotografias não nasceram por acaso ou simples questão de sorte. São frutos de uma vida inteira de trabalho e dedicação destes profissionais, dos quais muitos são anônimos para a maioria da população.

Tim é um fotógrafo americano que atualmente reside em San Diego. Ao longo de cinco anos, disparou cerca de mais de 150 fotos, com a enorme câmera instantânea Polaroid 20×24. Poucas unidades ainda existem, e seu filme tem um preço considerado bem alto ($200 por fotografia) para uma época em que fotos digitais não custam nada, além do espaço virtual que ocupam em nossos cartões de memória. A escolha tornou o trabalho ainda mais desafiador.

O interessante é que os próprios retratados deram dicas de melhoria para as fotos de Tim. Steve McCurry, por exemplo, insistiu para que Tim o fotografasse novamente e eliminasse a grande área de sobra entre sua cabeça e a parte superior da fotografia. O livro é o primeiro passo para eternizar a jornada. Tim Mantoani ainda planeja exibir todas as imagens em uma exposição.

photo2.jpg

photo3.jpg

photo4.jpg

photo5.jpg

photo6.jpg


Kátia Keiko

Eu tentei ser normal. Mas não gostei.
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/// @obvious, @obvioushp //Kátia Keiko