Gilsara Mattos

Gilsara Mattos é escritora, roteirista, palestrante, publicitária e empresária.

Oscar

A premiação mais esperada pelos indicados.


oscar premio.jpg

Cedric Gibbons, diretor de arte do estúdio Metro-Goldwyn-Mayer, foi o escolhido para desenhar a estatueta que representa hoje a mais famosa e cobiçada premiação: um cavaleiro desnudo e sarado, com os braços cruzados, segurando uma espada e parado sobre um rolo de filme.

kodak-theater.jpg

O que é hoje um evento sofisticado, pomposo e concorrido, televisionado para 200 países, em nada se parece com a primeira cerimônia em 16 de maio de 1929, que ocorreu no Hotel Roosevelt, de Hollywood, foi transmitida pelo rádio e durou 15 minutos.

Com duração de 03 horas, o evento realizado pela Academia das Artes e Ciências Cinematográficas que acontece desde 2001 no Teatro Dolby e até então no Teatro Kodak, traz momentos de alegria aos telespectadores, reconhecimento aos que participam por terem sido indicados por seus trabalhos e total satisfação e honra àqueles que são premiados e com isso, consagrados perante todos os que atuam na sétima arte, mas na verdade, engloba todas as 11.

teatro dolby.jpg

"O Teatro Dolby é uma sala de espetáculos situada no Hollywood Boulevard, na cidade de Los Angeles na Califórnia, Estados Unidos.

Desde sua inauguração em novembro de 2001, tem sido o local de entrega dos prêmios da Academia, o Oscar, cerimônia para a qual foi especialmente desenhado, tendo capacidade para 3.400 pessoas sentadas e com um palco de 20 metros de profundidade por 40 metros de largura, um dos maiores do país.

As colunas em seu átrio de entrada têm escrito o nome de todos os filmes vencedores do prêmio desde 1928.

No resto do ano, o teatro é usado para shows, concertos, homenagens , óperas, desfiles de moda e também já foi palco de uma entrega especial dos prêmios Emmy.

Mas afinal, por que "Oscar"?

Há um comentário geral de que o nome surgiu por uma brincadeira feita por Margaret Herrick responsável pela biblioteca da Academia e eventual diretora-executiva, que disse que a estátua era muito parecida com seu tio Oscar. A partir daí seus funcionários começaram a se referir à estatueta como Oscar. Um jornalista especializado em Hollywood, Sidney Skolsky, utilizou o nome em uma coluna e a Academia aderiu e o oficializou em 1939.

estatu.jpg

Mas como essa premiação alcançou supremacia sobre todas as outras?

Porque é feita por Hollywood, a fábrica dos filmes mais admirados e respeitados no mundo inteiro.

É como receber a aprovação da matriz, dos criadores do cinema.

No entanto, hoje há obras surgindo de todo canto do planeta.

Excelentes, valiosas, cheias de talento e de pessoas que estão realmente trabalhando duro.

E o Oscar vai ter que acompanhar a evolução que ele mesmo sofreu em sua exibição e valorização, e se multiplicar, porque apenas uma estatueta para cada um da categoria é muito, muito pouco perante a quantidade enorme e crescente, de pessoas que estão se esforçando e conseguindo excelentes resultados pra mostrar.

Se o Oscar quer continuar sendo o número um, vai ter que se reproduzir, baby.

A lista dos indicados é pequena. Mas mesmo assim, é sempre difícil filtrar ainda mais e escolher apenas um.

Sei que esse rigor é que faz a base de sua perpetuação, credibilidade, respeitabilidade e desejo, mas rigor demais causa injustiça e frustração.

É bom sempre lembrar que, quem julga as obras e escolhe os "vencedores" são apenas pessoas, e pessoas são falhas, portanto, seus preferidos podem nem estar aqui na lista dos "indicados" e nem por isso deixarem de ser brilhantes exibições.

É bom não esquecer nunca que a arte está acima de qualquer premiação, julgamento, seleção ou Oscars.

Por isso, apenas aproveite a festa que se tornou um show, talvez apenas de egos, e divirta-se, mas continue produzindo cada vez mais longas, curtas e médias, ilimitadamente, pois é aqui que na verdade, a diversão nunca termina.

brinde-champagne-2-menor-600x758.jpg


Gilsara Mattos

Gilsara Mattos é escritora, roteirista, palestrante, publicitária e empresária. .
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/cinema// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //Gilsara Mattos
Site Meter