Gilsara Mattos

Gilsara Mattos é escritora, roteirista, palestrante, publicitária e empresária.

O HERÓI QUE MORA AO LADO

Um livro se constrói com frases, que por sua vez são construídas por palavras que são construídas por letras.


super herois.jpg

Quem você admira?

Heróis que já passaram por aqui ou criados pela vontade?

Todos nós admiramos alguém. Pessoas diferentes, heróis iguais. Todo herói tem uma marca feita por bondade e coragem.

Pessoas que fazem, na verdade, o que você gostaria de fazer. O que você acha certo fazer. O que você acha que tem que ser feito.

Só me intriga que, para ser um herói, tem que fazer algo por muitas pessoas. E: que sejam inexistentes hoje: ou não estão mais aqui ou foram criados pela imaginação de alguém.

Eles também têm que possuir algum poder que nós reles humanos não temos.

Mas como precisamos de um herói, os mantemos vivos em nossa memória.

Focados neles, nesse conceito de super herói, esquecemos de olhar em volta.

No vizinho que adotou um cachorro. No amigo que criou uma ONG. Nos amigos que ajudam ONGS. Nos amigos que enviam donativos para pessoas que sofreram tragédias. Nos amigos que conversam com adolescentes para livrá-los das drogas ou tentam ajudá-los a descobrirem uma profissão, por exemplo.

mundo melhor 2.jpg

Nos amigos que estão sempre dispostos a ouvir você. Nos amigos que fazem doações para pessoas carentes no Natal. Nos amigos que ajudam naquela tarefa difícil. No amigo que o visita. No amigo que perdoa. Nos amigos que se interessam pela construção de um mundo melhor, preservando os recursos naturais, por exemplo.

mundo melhor 4.jpg

Nos amigos que tentam, de alguma forma, fazer um pouquinho pelo menos, do muito que precisa ser feito.

mundo melhor 6.jpg

Nós temos por hábito notar apenas o que é grande, gigante, deslumbrante.

Mas pecamos ao não notarmos as sutilezas.

mundo melhor 7.jpg

Muitas vezes, em um bolo que nosso vizinho oferece, em um sorriso sincero, em um bate papo animado, em um convite para um evento, já temos nosso herói, se compararmos esses atos que parecem simples, aos noticiários que fazem o mundo estar perdido, um caos, um lugar fadado ao fim.

Heróis: Pessoas, que em sua pequenez, nos auxiliam no dia a dia.mundo melhor 8.jpg

Heróis: Pessoas capazes de nos renovarem a força, com um simples sorriso, algo que parece tão insignificante mas que bem sabemos de seu valor quando encontramos um que nos é oferecido pela frente, ou mesmo, quando encontramos forças para construirmos e expressá-lo em nossa própria face. Bem sabemos como o sorriso parece ser um refrescador de almas. E algo assim, não é insignificante.

mundo melhor 9.jpg

Heróis: Pessoas que ajudam a sustentar nossos objetivos e acima de tudo, a fé na humanidade que é o que sustenta nossa alegria, afago e esperança de não estarmos sós e que vale a pena levantar e continuar dia após dia.

mundo melhor 5.jpg

Todos nós temos nossos fardos pra carregar e às vezes nos falta forças. Mas Deus colocou uma fagulha de seu amor em cada um de nós para que juntos possamos ir nos animando e vencendo os desafios do dia a dia.

Com pequenos atos de humanidade uns com os outros, nos mantemos fortes e ao mesmo tempo serenos. Bravos e ao mesmo tempo protetores. Amando e ao mesmo tempo amados. Vivendo todos em Sua Presença, como um grande sol, que ilumina, aquece e sustenta ininterruptamente a cada um de nós mantendo acesa a nossa vontade intrínseca de ser heróis. Mesmo que seja para poucos. Mesmo que seja sem holofotes. Mesmo que seja sem capinha. Mesmo que seja sem super poderes aparentes, mas sendo capazes de promover atos não menos poderosos.

---

Tente visualizar esta rua sem as flores. Pense: foram mãos que as plantaram. Veja o resultado de um trabalho que parece simples:

mundo melhor.jpg

Faça sua parte, que embora ínfima, é importante para o todo. ;)

--

Veja essa foto. São "jardins comestíveis": ao invés de plantar flores, pessoas plantam verduras e legumes para que outras pessoas possam colher, gratuitamente.

"O Movimento The Incredible Edible Todmorden espalhou 40 hortas orgânicas por espaços públicos da cidade britânica de 17 mil habitantes. Hoje, todas as pessoas podem se alimentar de graça." Revista Vida Simples julho/2013"

mundo melhor 3.jpg

Ah, amiguinhos, amiguinhos... Podemos fazer um mundo melhor... sim. Cada um de nós, fazendo seu pouquinho, será muito.

"Se podemos destruir, a mesma força para construir está em nós.".

É apenas uma questão de escolha.

Não foi vos dado o Livre Arbítrio?

;)


Gilsara Mattos

Gilsara Mattos é escritora, roteirista, palestrante, publicitária e empresária. .
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/sociedade// @destaque, @obvious //Gilsara Mattos