La Famille Bélier
Louane Emera, Karin Viard, Luca Gelberg, François Damiens desenvolveram notável atuação em La Famille Bélier, filme de Eric Lartigau.
Brilhantemente, conta a história de uma garota (que fez Louane Emera levar merecidamente o "César de Melhor Atriz Revelação") membro de uma família onde os pais e o irmão são surdos e mudos.
Ela é a intérprete de sua família fazendo a ponte até todos aqueles que falam sem sinais e assim vão seguindo levando uma vida comum e sem nada especial.
Estudante, começa a fazer aula no coral com um professor raivoso mas muito talentoso, vivido também com maestria por Éric Elmosnino, que descobre que a garota é uma tremenda soprano.
O filme desenrola a partir daí com um roteiro na medida, e direção com a sensibilidade certa para nos levar a ver claramente os conflitos que envolvem a questão.
É emocionante a ótica que se abre sobre a realidade das pessoas que não ouvem nem falam, e em como elas percebem o mundo à sua volta e os das outras pessoas.
Ao mesmo tempo, esse filme mostra-nos essencialmente o amor familiar que todos nutrem mantendo entre eles o amor e o respeito magnífico que uma família tem que ter uns pelos outros, e que apesar de não ouvirem ou falarem da mesma forma, unem-se na mesma linguagem, de forma ainda mais pura, pela comunicação abrangente e implacável do amor.
La Famille Bélier, uma obra de arte.
Francês, como costumam ser os filmes que mantêm o objetivo da sétima arte, foi exibido mundialmente em novembro de 2014.
Deguste: