Gilsara Mattos

Gilsara Mattos é escritora, roteirista, palestrante, publicitária e empresária.

Big

"Quero ser Grande"


big.jpg

"Big", em português, "Quero ser Grande", é um filme de 1988 que conquistou vários prêmios e deve com certeza, fazer parte de sua coleção.

A história é de um garoto chamado Josh Baskin, quando pequeno interpretado por David Moscow e quando adulto interpretado por Tom Hanks, que fez um pedido em um dos brinquedos no parque de diversões onde estava passeando com sua família e amigos.

O fato é que ele tinha apenas 12 anos e admirava uma garota mais velha e portanto mais alta, que consequentemente saia com garotos mais velhos e ... consequentemente mais altos.

Por estar ainda abaixo da altura exigida para um dos brinquedos para o qual estava na fila ao lado da garota, foi barrado.

Sentindo-se humilhado e excluído, saiu chateado pelo parque e deparou-se com um brinquedo que pedia uma moeda e concedia o desejo.

Desejo concedido, acordou criança ainda, mas do tamanho de um adulto.

Sua mãe não o reconheceu fazendo com que saísse de casa correndo para fugir das agressões dela por pensar que ele era um invasor.

Procurou seu melhor amigo, Billy Copecki, interpretado por Jared Rushton, que após convencê-lo do que aconteceu, pensaram na solução para tal "problema" que era, é claro, é descobrir para onde o parque tinha ido e ir até ele para que desfizesse o "desejo".

Como a resposta solicitada a um serviço público só iria sair daí a seis semanas, Josh ficou hospedado em um hotel barato em um lugar onde ele não se hospedaria normalmente, fazendo-o literalmente chorar de medo por ter que ficar sozinho ali, naquele mundo "perigoso de adultos" até que passassem as seis semanas, encontrasse o parque e pudesse voltar à vida que ele pensou ser "insuficiente" por causa de sua "pequena" altura, mas que agora tinha se tornado um transtorno.

Mas quem iria pagar as contas até lá?

Forçado a procurar um emprego, fez entrevista em uma empresa cuja função disponível era o que ele sabia fazer: computação.

E o ponto alto da trama tem início aí.

Um belo dia, quando brincava com os brinquedos da empresa na qual trabalhava, foi descoberto por nada menos que o dono, que logo de cara se identificou com ele e adorou seu jeito despojado e sincero, além do seu amor por brinquedos que também compartilhava.

Josh acabou se envolvendo com Susan Lawrence, interpretado por Eizabeth Perkins, com quem perdeu a virgindade, e se dando bem na "profissão", que por causa de sua idade, tirou de letra caindo nas graças de Mac Milan, interpretado por Robert Loggia, o proprietário hors concours que colocava em primeiro lugar a sincera intenção de que seus produtos causassem alegria aos clientes.

Dirigido por Penny Marshall, é um filme para lembrar a todos os adultos que na verdade, ser criança é que é verdadeiramente ser grande.

Por manter o respeito, a simplicidade e o simples ato de apenas viver.

(Sem os jogos nada divertidos)


Gilsara Mattos

Gilsara Mattos é escritora, roteirista, palestrante, publicitária e empresária. .
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/cinema// @obvious //Gilsara Mattos