Gilsara Mattos

Gilsara Mattos é escritora, roteirista, palestrante, publicitária e empresária.

Beyond the Lights

Quando um pássaro realmente consegue voar.


noni.jpg

Realizado e escrito por Gina Prince Bythewood, "Beyond the Lights" conquista.

A originalidade do tema, a grande performance dos atores e a trama que coloca o foco necessário sobre duas questões importantíssimas a se considerar muito mais nos dias de hoje, onde o capitalismo tomou proporções tão gigantescas que suprimiu a importância do "ser" humano, levando-o à ocupar cada dia menos espaço em si mesmo.

Mas isso tem consequências.

O filme começa com Macy Jean (interpretada por Minnie Driver) tentando convencer a única cabeleireira que encontrou disponível à arrumar os cabelos de sua filha de 10 anos que fará uma apresentação de canto em um concurso no dia seguinte.

A filha é "Noni" (interpretada quando criança por Índia Jean-Jacques) que no dia seguinte recebe o troféu de segundo lugar, e é ordenada pela mãe, à abrir mão do troféu jogando-o fora no estacionamento, para que "nunca se conforme com o segundo lugar".

E a vida segue.

Já crescida, Noni está famosa e recebendo prêmios por sua performance.

Gugu Mbatha-Raw interpreta brilhantemente a protagonista na vida adulta, e demonstra a total infelicidade e insatisfação de Noni com a obra prima de sua mãe na qual ela se transformou.

A garota está tão rica, famosa e infeliz que em uma noite, após ganhar uma premiação, entra em seu quarto de hotel e tenta se matar.

É aí que entra Kaz Nicol (interpretado por Nate Parker). Ele é o policial de guarda na porta do quarto de Noni, que o invade heroicamente ao ouvir a mãe dela gritar, evitando que a garota consiga seu terrível objetivo.

Formando um casal super gracinha, cativante, afinado, os dois começam um romance que libertará os dois da opressão que vivem, já que ambos têm muito mais em comum do que imaginam uma vez que Noni é um objeto de autoafirmação de sua mãe e Kaz passa pelo mesmo com seu pai, Capitão David Nicol (interpretado pelo gigante Danny Glover), que deseja que seu filho seja um grande político.

Essa obra aborda com um roteiro limpo, claro e relevante, a questão perigosa de tornar-se um personagem na própria vida, muitas vezes pelos próprios pais.

Esse filme consegue ilustrar que nenhuma profissão trará felicidade àquele que com ela não se alinha, pois dinheiro nenhum e amor de pessoa nenhuma, substitui a liberdade de escolha e o amor a si mesmo.

Estar bem consigo mesmo, usufruindo a liberdade de existir, de escolher o próprio caminho e a forma de trilhá-lo é algo tão essencial para se alcançar a felicidade que se isso for negado é como prender um pássaro em uma gaiola.

E se a gaiola for de ouro não fará a menor diferença, pois o pássaro ainda não poderá voar.

Eu gostaria muito de falar mais sobre essa obra, mas não quero tirar sua alegria ao assisti-lo.


Gilsara Mattos

Gilsara Mattos é escritora, roteirista, palestrante, publicitária e empresária. .
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/cinema// @obvious //Gilsara Mattos
Site Meter