Gilsara Mattos

Gilsara Mattos é escritora, roteirista, palestrante, publicitária e empresária.

La Pazza Gioia

Um Filme pra rir e pra pensar


filme italia 1.jpg

"Loucas de Alegria" é o nome da fantástica obra de Paolo Virzi que narra rapidamente a vida de "Beatrice Morandini Valdirana" uma mulher nascida em berço de ouro interpretada por Valeria Bruni Tedeschi e "Donatella Morelli" uma garota nascida em um lar de pessoas nada ricas, interpretada por Micaela Ramazzotti.

Mas eu mudaria o nome para "Loucas de Amor".

A trama começa em um lugar onde várias mulheres psicologicamente desequilibradas são levadas para se recuperarem obedecendo sentenças judiciais.

Beatrice é uma delas e sem a menor afinidade por nenhuma das outras internas, vaga falante dia a dia atormentando todas e causando muitos risos não entre eles, mas em quem está assistindo o filme.

filme italia 9.jpg

Até que um dia chega Donatella que atrai a simpatia imediata de Beatrice, mas rejeita sua amizade que vai sendo conquistada aos poucos em aventuras que ambas vão se envolver ao fugirem de lá.

filme italia 11.png

Com o desenvolvimento do filme vamos sabendo um pouco da história de ambas ao escaparem do lugar.

filme italia 3.jpg

As duas vão primeiramente para um shopping, depois pegam carona com um homem que reconhecendo Morelli de uma boate onde era dançarina, tenta levá-las a um hotel.

Elas fogem com o carro dele e vão jantar em um restaurante sofisticado de onde também fogem porque não têm dinheiro para pagar a conta.

Seguindo, pegam carona novamente e vão parar na boate onde Morelli era dançarina.

Reencontrando o proprietário da boate com quem teve um filho não assumido por ele por já ser casado, ela ainda magoada joga um bebida nele que chama a polícia e a leva presa.

Beatrice consegue outra carona e vai para sua casa onde seu marido já é ex e já se encontra casado com outra mulher, mas ao que tudo indica ainda é apaixonado por ela que o traía quando eram casados, levando-os às separação.

filme italia 8.jpg

Depois de passar a noite na casa onde morava com ele, Beatrice pega suas joias e dinheiro e vai embora de taxi à procura de sua paixão, Renato.

Encontrando-o, é revelado ao público um homem desonesto, grosseiro, que já está com outra mulher, encontra-se em prisão domiciliar e recebe Beatrice literalmente urinando na cabeça dela, que completamente tonta de amor, ignora o ato e ainda oferece dinheiro e joias a ele que envia a sua nova mulher para recebê-los de Beatrice.

Impedida pelo motorista de taxi, de cometer tal ato de mais baixa auto estima, ela segue atrás de Morelli que está internada e dopada em outra instituição, aguardando decisão judicial para saber de seu destino.

Beatrice suborna a enfermeira do lugar com um colar de pérolas e envia por ela à Morelli outra joia no valor de 30mil euros para que possa fugir e reencontrá-la para que possa levá-la ao seu filho que já está adotado.

Reencontrando-o, decide não sequestrá-lo enquanto o observa no jardim da casa onde ele está. Mas os novos pais não a deixam visitá-lo nem concordam em devolvê-lo para ela.

Adormecendo ambas no banco da praça, Morelli consegue fugir quando vê os funcionários da instituição estacionando para levá-las. Morelli consegue fugir mas como não conseguiu acordar Beatrice, esta foi levada de volta à instituição.

Morelli, por um ato do destino, reencontra novamente seu filho na praia onde dormiu, e após nadar com ele, vai embora com a promessa de que vai organizar sua vida para então buscá-lo.

E nesse momento, Paolo Virzi arremata sua obra com ouro ao dizer pela boca de Morelli "que estamos todos em desenvolvimento".

Brilhante.

O que me atrai em obras produzidas dessa forma é a narração de histórias vividas dia a dia por pessoas comuns, onde o único efeito especial é o da vida, que ela exerce em nós, que "estamos em desenvolvimento", portanto, estamos aprendendo à amar, à amadurecer, à lidar com os sentimentos, tanto os nossos quanto os das outras pessoas.

Esse filme que você precisa assistir pois é impossível que possa apreciar todos os detalhes por uma narração, faz ver claramente que pessoas que amam demais, são consideradas desequilibradas por entrarem em choque com a realidade.

Na realidade, Morelli se deixou levar pelas promessas de amor do dono da boate só para ter uma transa com ela, e que depois não reconhecendo nem à ela nem ao filho, por já ser casado, fez com que ela se machucasse. Mas se racionalmente ela tivesse visto que pelo simples fato de ele trair a mulher ao invés de se divorciar, já era prova de que não a amava, e então ela não teria se envolvido, e consequentemente não se machucado.

Beatrice, também vivia uma vida embalada pelo amor sem medidas, no amor que confia, que faz seu papel de amar, levando a família dela à falência por ter se envolvido com um malandro estelionatário.

No entanto, aprende-se aí que o amor real não machuca um em prol de outro. O amor não engana. Ele respeita tudo e por ser claro, limpo, cristalino, é transparente, portanto não engana nem a um nem a outro.

O amor é respeito e se ela usasse essa medida, veria que estava machucando a família dela por uma única pessoa que na verdade só queria o dinheiro dela, não ela, não a boa convivência com a família dela e muito menos o amor que ela lhe dava.

filme italia 4.jpg

filme italia 5.jpg

filme italia 6.jpg

O amor é um tesouro de valor inestimável. Mas não deve ser plantado em qualquer lugar, pois não germinará e será apenas desperdiçado. Devemos respeitar a todos? Sim. Isso é amor. Mas relacionar-se, doar-se tanto, já exige maior análise.

Como um vinho de altíssima qualidade, o amor deve ser apreciado apenas em taças dignas de recebê-lo. Se servido em potes sujos, quebrados e de baixo valor, o amor será confundido como algo vil, por inebriar irremediavelmente, os corações mais imaturos onde ele germina com certeza, mas tem desperdiçado os frutos que apenas caem no chão.

É preciso apenas dosar, pois mesmo os perfumes mais sofisticados e raros, se não dosados, se tornarão intragáveis evitando que sejam valorizados e apreciados como devem ser.

Na vida é preciso rir, não levar tudo ao pé da letra e nem do espaço em branco, pois apesar de a vida, o amor e as pessoas serem de valor realmente inestimável, como disse acertadamente Paolo Virzi, "estamos todos em desenvolvimento" portanto, se andarmos por aí desfilando joias raras, certamente estaremos à mercê de pessoas que podem se aproximar apenas para roubarem tais especiarias tão desejadas.

É preciso amar, mas antes de amar o outro, é preciso aprender a amar a si mesmo. Dessa forma chegaremos ao equilíbrio. E não sofreremos exageradamente assim a ponto de nos desequilibrar.

filme italia 7.jpg

Bom filme, boas risadas e boa análise.


Gilsara Mattos

Gilsara Mattos é escritora, roteirista, palestrante, publicitária e empresária. .
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/cinema// //Gilsara Mattos
Site Meter