Gilsara Mattos

Gilsara Mattos é escritora, roteirista, palestrante

TV - A VERDADEIRA CONEXÃO

Você pode até pensar que a TV ficou no passado, mas na verdade, não.


TV - tracy-thomas-56810.jpg

Foto linda: Tracy-Thomas - Unsplash

Bem, se é assim que você vê a TV, pode começar a desfazer essa imagem de sua percepção, pois apesar da internet ter chegado e fascinado as pessoas, a TV ainda representa muito mais para as pessoas do que a mera "tele-imagem".

"A invenção da primeira televisão, é da autoria de Philo Farnsworth, um jovem rapaz norte americano, em 1922" (Wikipédia).

A TV tem sido o meio de comunicação de maior alcance que o mundo já teve contato, mesmo depois da fabulosa internet, que proporciona rapidez e acesso à pesquisas, aprendizados e entretenimentos, veiculados pelas pessoas, que amam interagir.

A internet é um espetacular meio de transporte de informações acessível para que qualquer um que tenha disponível um computador, um smartphone e dinheiro para pagar a mensalidade de seu sinal, possa acessá-lo.

Em contrapartida, a tele-imagem transmitida pela Televisão, é totalmente GRÁTIS, tornando-se ainda mais acessível e de forma incomparavelmente mais ampla, por alcançar todas as classes sociais.

TV astar.tv.jpg Foto: astar.tv.jpg

Para acessar a internet em qualquer "aparelho" você tem que aprender a manusear e dominar, além de seu próprio funcionamento, também os aplicativos que existem a cada dia mais, enquanto que a TV tem apenas um botão de LIGA e DESLIGA e de troca de canais com algumas pequenas variações.

Se por acaso você quiser mais canais, então você realmente tem que também ter dinheiro disponível para pagar o sinal das outras emissoras para ter acesso à outras programações.

Mesmo assim, caso você não queira ou não possa ter acesso aos outros mais de 500 canais, ou for de opinião de que são mais opções do que você conseguiria aproveitar pelo valor do investimento, tornando-se esse um prejuízo ao invés de lucro, você pode sobreviver tranquilamente com a programação das TVs abertas, que oferecem uma programação baseada na programação de TV paga, e ainda vivem abrindo chamadas para contratarem novos projetos.

Além do mais, você não quer passar a vida sentado(a) na frente da TV.

Mas não é só por esses motivos que apesar de estarmos no século 21 que a TV não consegue ser suplantada pela internet.

A TV é o ponto onde as pessoas podem ligar umas para as outras e dizerem: "Coloca no canal tal" e se conectarem em tal circunstância que será assistida por ambas.

A TV é uma espécie de ponto comum, como se fosse a casa dos pais de onde os filhos saem para viverem suas vidas à sua maneira, mas que podem sempre se encontrar quando quiserem estar juntas, unidas por algo que não tenham que criar.

A TV também funciona como uma desconexão mascarada, onde você sai de cena, do online, da pressão constante que obriga a estar sempre em total movimento e produção, e fica tranquilamente em off, saindo do palco sem sair realmente do teatro, mantendo-se espiando anonimamente através da fresta das cortinas.

Além desses, ainda tem mais 3 motivos:

1 - A TV parece se reinventar.

A cada dia mais, os fabricantes de TV se adaptam à evolução dos meios de comunicação.

Muitos modelos inclusive, muito além de permitirem entrada de jogos e computador, trazem agora também seus próprios aplicativos.

TV i0.statig.com.br.jpg

Foto promoção: i0.statig

2 - O tamanho da tela é imenso

Você pode assistir, jogar, conectar seu programa, vídeo ou torná-la o monitor de seu computador para que seja mais agradável para você mesmo assistir ou trabalhar em algo, fazer uma apresentação ou assistir confortavelmente um entretenimento com a família, o que seria completamente impossível em um computador.

3- E o mais imbatível de todos os motivos

O ser humano PRECISA de companhia.

Esse é o fato mais impressionante de todos, que faz com que a TV se mantenha "funcionando"ou "no ar" como é sua expressão mais característica.

Bares têm TV, restaurantes têm TV, hotéis têm TV.

As pessoas a mantêm ligadas mesmo que não assistam.

Entram em um quarto de hotel e logo a procuram.

Filmes têm TV, e sempre as grandes notícias e acontecimentos, marcos da história, são enviados por ela, e todos têm a total consciência de que estão conectados entre si, no mundo, através dela.

A TV tornou-se um membro da família, uma pessoa, um "alguém" indefinível e indispensável.

Apesar de ter aparelhos portáteis que propiciam que você coloque vídeos de música, filmes, programas, leia livros, e uma infinidade de outras opções, muitas pessoas ainda precisam de que alguém, e não elas, esteja no comando.

É uma espécie de sensação de deixarem-se surpreender, livrarem-se do estresse de ter que controlar, programar e fazer tudo.

Muitas pessoas têm na TV um sentimento de segurança por poderem transferir para ela, sem nenhum risco, aquelas rédeas que só os pais, seres que estavam sempre no comando mantendo tudo funcionando e tranquilo, possam continuar existindo, mantendo vivo esse sentimento de despojamento, liberdade, desculpabilização, de auditório.

Por isso, meus caros, a TV ainda está longe de sair do ar, pois ela é realmente a maior conexão entre as pessoas, entre as pessoas e o mundo, e com seus sentimentos mais profundos.

TV kalegin-michail-179870.jpg

Foto show: kalegin-Michail - Unsplash


Gilsara Mattos

Gilsara Mattos é escritora, roteirista, palestrante .
Saiba como escrever na obvious.
version 10/s/sociedade// //Gilsara Mattos