Gilsara Mattos

Gilsara Mattos é autora de livros e roteiros para cinema. Palestrante, Publicitária.

A joia e o Ourives

Quando a joia adquire o verdadeiro valor


10 mandamentos 1956.jpg

Então a joia, quando ficou pronta, disse ao ourives:

- Quem é você? Seguirei pelo meu caminho fazendo tudo o que me aprouver e de você não preciso.

Ao ler essa frase você ri e vê a tamanha ingenuidade contida na estupidez das palavras dessa joia, ao dizer para aquele que a fez, que não o considera.

Contudo, essa mesma lucidez não acontece ao vermos PESSOAS agirem assim, uma vez que é comum se deparar com o hábito de desdenhar o escrito na Bíblia, que é sagrada porque fala sobre DEUS, O Criador de tudo.

Perante o dinheiro e a capacidade de obtê-lo, é comum pensar que aquele que provê tudo é si mesmo, já que o dinheiro tem largo "poder" de compra.

Dessa forma, esquece-se que a própria vida que se usa para adquirir o dinheiro, este não compra, portanto, o dinheiro não tem poder algum senão o de comercializar, levando o outro que também o deseja, a ceder COISAS e, quando satisfaz o comerciante o desejo de outrem, adquire ele mesmo o dinheiro, para satisfazer o seu próprio desejo.

SEXO é facilmente comprado com dinheiro, mas o mesmo não acontece com o AMOR, que tem que ser conquistado.

E como se conquista o amor se não, a partir de ser uma pessoa amável?

Para evitar o trabalho de lapidação de si mesmo, com o objetivo de tirar de si as daninhas nomeadas por INVEJA, GANÂNCIA, IRA, AVAREZA, SOBERBA, LUXÚRIA e a PREGUIÇA, e se tornar então AMÁVEL, geralmente opta-se por COMPRAR a ILUSÃO de ser amado e então, enganar a si mesmo de ter se tornado um ser humano NOBRE, ou seja, um ser livre das ervas daninhas.

Mas o que se descobre após adquirir tal ilusão, é que o falso amor comprado vive nada mais nada menos, em um ser tão vil quanto aquele que o comprou, pois o valor está no AMOR, que torna a pessoa igualmente valiosa, já que esta, com amor em si, terá também o que ele proporciona ter, que é ÉTICA, INTEGRIDADE, HUMANIDADE, CARIDADE, EQUILÍBRIO, PONDERAÇÃO, SABEDORIA, COMEDIMENTO e outras VIRTUDES.

Pois todas estas VIRTUDES são e vêm de DEUS, e o amor nos aproxima d'ELE, que por Sua Divina Misericórdia, nos proporciona essas reais riquezas.

Aqueles que se embriagam do dinheiro e do que ele viabiliza, sabem muito bem em seu íntimo, que na verdade o seu valor está no dinheiro, e perdendo-o, nada terão conquistado.

Por isso geralmente são pessoas deprimidas e iradas, que sem o menor real valor em si mesmos, não perdoam, não têm empatia e se vingam sempre, usando toda a sua inteligência aí, em criar formas de fazer o outro sofrer pelo menos uma fração do que sofrem diariamente por saberem de sua própria desprezibilidade.

Não têm amigos, e sabem disso, e por isso, ressentidos, odeiam cada vez mais aqueles que lhes bajulam, por terem nítida consciência que não eles, mas o dinheiro que têm é que são bajulados.

Mas como cessar o sofrimento e ser feliz, oh, néscias joias?

O Autor de tudo, que nos Ama, nos instruiu à felicidade.

Resumidamente seguem Suas instruções valiosas.

" Então falou Deus todas estas palavras, dizendo:

⭐ Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. ⭐ Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos. ⭐ Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão. ⭐ Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou. ⭐ Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá. ⭐ Não matarás. ⭐ Não adulterarás. ⭐ Não furtarás. ⭐ Não dirás falso testemunho contra o teu próximo. ⭐ Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.

Êxodo 20:1-17 '

Portanto,

Voltem-se para DEUS e serão felizes.

Analisem seus ATOS, e vejam no que estão errando, para consertando, adquirires a Felicidade que o dinheiro não pode comprar.

:)

Sobre a capa desse artigo, é de um filme show. Dá uma olhada aqui:


Gilsara Mattos

Gilsara Mattos é autora de livros e roteiros para cinema. Palestrante, Publicitária. .
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/sociedade// @obvious, @obvioushp //Gilsara Mattos