textos e cafÉ pÓs meia noite

Um Mundo Imerso Em Arte, Amor e Textos

Marcelo Normando

A Arte é Eterna

Legião Urbana: O Legado Atemporal

A Legião Urbana foi muito mais que uma banda. Construiu e eternizou um legado de ricas idéias. Deu voz e semeou o amor no coração de uma nação.


legiao.jpg Renato Rocha, Dado Villa-Lobos, Renato Russo e Marcelo Bonfá

A banda Legião Urbana foi fundada em agosto de 1982. Renato Russo, após brigar com um dos integrantes do grupo Aborto Elétrico, reúne Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos, no que se tornaria uma das maiores bandas do rock nacional. Renato Rocha também participou nos três primeiros álbuns, deixando a banda por divergências pessoais com o grupo. Nas diferentes formações, os legionários ficaram na ativa entre os anos de 1982 e 1996, encerrando os trabalhos após o falecimento do carismático e polêmico vocalista. Emplacou diversos hits que falavam desde a revolta contra a política nacional, até o amor idealizado pelo líder da banda, Renato Russo. Músicas como, "Que País é Esse" e "Pais e Filhos", mostram nitidamente essa diversidade de temas que dava voz aos jovens, daquela que por eles, foi chamada de "Geração Coca-Cola" (Uma das músicas mais políticas da banda).

1993-09-15_foto-de-divulgacao-1993.jpg Marcelo Bonfá, Renato Russo e Dado Villa-Lobos.

O peculiar é perceber que, mesmo após dezoito anos sem os hinos acalorados da Legião Urbana, suas melodias e letras continuam atuais, influenciando milhares de pessoas, pertencentes a gerações posteriores. Se parar para analisar cada música, existe um encaixe perfeito como se tivesse sido escrita ontem. Sem falar nas questões pessoais e subjetivas de cada um, mas de forma generalizada. Como exemplo, pode-se citar a música "Perfeição", escrita em 1993, que fala sobre diversas contradições humanas e políticas, visando mostrar um lado perverso da humanidade com componentes egoístas, mas que no final, deixa o recado de que ainda há esperança, e que o amor é a chave para a salvação.

renato.jpg Renato Russo

Renato Russo, além de um ícone no que se trata de composição de músicas, foi um grande pensador em relação a existência humana e seus valores. A vida em sociedade. Mesclando isso a seus "demônios" pessoais e insatisfações, conseguiu carregar multidões de fãs, que continuam aumentando em número até os dias atuais. A banda se foi deixando saudades, mas também carimbou um legado de idéias riquíssimas e atemporais. A Legião Urbana transcendeu o tempo, indo além da verbalização dos pensamentos amorosos, solitários e insatisfações políticas de um povo. Uniu a nação de jovens de um tenro país. Postulou para sempre que o caminho para a evolução humana é um só. Que é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã.

2c217ee61dd298521556abbacd6d3a2d.png Trecho da música Pais e Filhos


Marcelo Normando

A Arte é Eterna.
Saiba como escrever na obvious.
version 3/s/musica// @destaque, @obvious //Marcelo Normando