Quem é Nadia Wicker?
Fotógrafa francesa, desde sempre o auto-retrato lhe pareceu o caminho lógico para o seu trabalho e, sendo também maquilhadora, alia as suas duas paixões na criação de peças originais e criativas. Uns poderão afirmar que Nadia se esconde por detrás das máscaras que cria com maquilhagem, não se revelando inteiramente, porém, essas máscaras são também uma forma de revelar mais de si, de salientar determinadas facetas e estados de espírito.
Wicker transforma o seu corpo e a sua mente em suportes para a sua arte, uma arte toda feita dela, em toda a sua plenitude, sem nada a esconder. Uma personalidade complexa, mas nunca egocêntrica, assegura.
Podemos considerar que uma fascinação tal por retratar-se a si própria, uma e outra vez, demonstram uma pessoa narcisista, mas para Nadia, trata-se mais de uma investigação profunda sobre o ser humano e, que ser humano melhor para investigar do que ela mesma, a que tem acesso ilimitado para uma análise a todos os níveis, numa constante aprendizagem sobre si.
Auto-didata, Wicker experimenta livremente com a fotografia, criando autênticas pinturas, sejam elas feitas de maquilhagem ou de luz e cor. O resultado são trabalhos corpóreos, que nos confrontam, juntamente com outros muito mais fluidos, lembrando aguarelas pela sua transparência ou Pollock pela força das linhas.
Conheçam o restante trabalho de Wicker no seu site e no Behance.