Inês Petiz

Inês Petiz é artista. E não poderia ser nenhuma outra coisa.

Pablo Jurado Ruiz: Nomads

O que primeiro nos prende a atenção nestes trabalhos de Pablo Jurado Ruiz é o olhar das crianças. A inocência misturada com o desafio próprio da infância e a experiência de quem já viu muito durante a sua curta vida de nómada. À medida que observamos mais atentamente, o fascínio pelo seu trabalho apenas aumenta. Afinal, são desenhos feitos com a técnica do pontilhismo, milhares de pequenos pontos pretos conjugados pela experiente mão do artista.


nomads-iv_ok.jpg

Pablo Ruiz procura uma visão minimalista e subtil do ser humano, abordando temas como a infância, o amor, a desilusão e a natureza. Afirma tratar estes temas como metáforas da vida, captando de relance um gesto ou um detalhe que transpõe expressivamente para os seus desenhos. Na coleção Nomads (Nómadas), Ruiz retrata a infância de uma criança nómada, que mistura brincadeira com trabalho no campo. A criança é retratada quase despida, mas com a cabeça protegida por um grande lenço, e surge acompanhada tanto por brinquedos como por ferramentas e utensílios agrícolas ou de jardinagem, mostrando a sua relação próxima com a natureza.

nomads-i-ok.jpg

nomads-iii_ok.jpg

nomads-ii_ok.jpg

Para Ruiz, o pontilhismo, que surgiu com o movimento impressionista, é a sua técnica de eleição. Complexa e trabalhosa, implica um enorme sentido de composição, de forma a criar estas representações tão realistas e detalhadas.

wip_1 (1).jpg

wip_1.jpg

wip_2b.jpg

Natural de Málaga, o artista espanhol esteve ligado à arte desde criança e teve como referência a banda desenhada europeia e americana dos anos 80 e 90, nomeadamente Moebius e Milo Manara. Mais tarde, ao estudar história da arte, ficou cativado com a pintura de artistas como Gustav Klimt, Egon Schiele, Georges Pierre Seurat, Vincent Van Gogh e Pablo Picasso, que o influenciam no trabalho que faz atualmente. Prosseguiu estudos artísticos em La Escuela de Artes y Oficios de Málaga, onde contactou com o design gráfico e a publicidade, acabando por se formar em Técnicas e Métodos do Design. Terminado o curso, deixou Espanha, e viveu alguns anos em Anchorage, no Alasca, e em Manchester, no Reino Unido, antes de regressar ao seu país natal e se instalar em Madrid, onde trabalha como diretor criativo.

detail_1 (1).jpg

detail_1.jpg

Vejam mais trabalhos de Pablo Jurado Ruiz no seu site e Behance.


Inês Petiz

Inês Petiz é artista. E não poderia ser nenhuma outra coisa..
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 2/s/artes e ideias// @destaque, @hplounge, @hp, @obvious, @obvioushp, @obvious_escolha_editor //Inês Petiz