the lisbon stores

Plataforma de Divulgação do Design Nacional

The Lisbon Stores

The Lisbon Stores é uma plataforma de divulgação de design português.
Queremos levar até si o que de melhor se faz em Portugal, para isso trazemos-lhe notícias fresquinhas sobre lojas, designers, marcas e projetos artísticos, pensados e realizados por portugueses.
Venha daí connosco!

DUMA


O feminino na arte de DumaBreaking Rules netGD.jpg No ano de 1973 em Lisboa nascia Duma. Quase quarenta anos passados temos entre nós uma artista plástica portuguesa conhecida em território nacional e internacional. Atualmente vive e trabalha em Oeiras, depois de se ter formado em Publicidade pelo IADE – Instituto de Artes Visuais, Design & Marketing e frequentado os cursos de Desenho e de Pintura da Sociedade Nacional de Belas Artes na capital portuguesa. Duma já soma vários prémios desde o início da sua carreira: em 2004 contou com a Medalha de Bronze Internacional no Salão Concurso Paris Internacional 2004 em Paris, Medalha de Prata na 34e Salon International da Academie Europeenne des Arts em Gembloux na Bélgica; em 2003 somou a Medalha de Ouro Nacional no Salão Concurso AEA em Paris, o Prémio Alba 2003 da Galeria de Arte Moderna Alba em Ferrara em Itália, a Medalha de Prata no 8.º Salon International Prestige em Madrid, e a Medalha de Prata no 33e Salon International da Academie Europeenne des Arts em Gembloux na Bélgica, onde também foi galardoada com a Medalha de Bronze em 2002. aindabqchegastenetGD.jpg Duma dita que “a figura feminina no meu trabalho é algo natural em mim” e isto porque esta é uma parte da própria artista que transpõe para cada tela que produz. Mas desengane-se quem pensa que numa criação da Duma vemos tudo o que há para descobrir nesta artista, porque ela admite que “gosta de deixar espaço para a imaginação do espetador”. Em termos técnicos, as criações de Duma possuem uma identidade muito gráfica, limpa e quase minimal, onde as gradações de sombra estão bem delineadas e demarcadas como ilustrações vectorizadas em computador cujo resultado final faz lembrar uma impressão. E a artista explica a razão desta tendência: “sou muito influenciada pelo design gráfico, ilustração, fotografia, moda e pelo simples facto de ser mulher.” glam3netGD.jpgDuma encara as suas obras de arte como um enquadramento onde existe um universo ilimitado de ações, pensamentos e emoções e onde cada personagem é mostrada mas apenas numa ínfima parte de si e da sua personalidade, ou seja, como se fosse “um frame congelado de um filme ou um rápido momento captado por uma câmara fotográfica.” O retrato está muito presente nas obras desta artista plástica portuguesa, apesar de mostrar nele apenas uma ideia da feminilidade no seu todo e não um retrato convencional. E a artista explica: “retirando o olhar, a personagem fica envolvida em mistério, forçando o espetador a criar uma história à volta dela. Isto é complementado com o enquadramento que faço e com um fundo liso e simples, também sem referências ou identidade. Ao ‘forçar’ a imaginação, cada personagem providencia uma experiência única e individual para cada espetador.”

Começou por ter presença em exposições coletivas no ano de 1997 onde participou na Quicksilver – Middlesex University em Londres, I Bienal do Alentejo em Arraiolos e em Abel und Kaim na Alemanha. Desde aí não tem parado de expôr um pouco por todo o lado, em várias cidades portuguesas como Lisboa, Aveiro, Leiria, Figueira da Foz, Albufeira, entre outras e em países estrangeiros como nos Estados Unidos da América, Singapura, Bélgica, França, Itália, Áustria, Espanha. Desde 2006 que está presente na Arte Lisboa, representada nesta última edição, em 2011, pela galeria Nuno Sacramento Arte Contemporânea, na FIL. É também representada em Singapura e Malásia pela Ode to Art Contemporary, em Lisboa pela Galeria São Mamede e Private Gallery, em Aveiro pela Galeria Nuno Sacramento Arte Contemporânea e na Figueira da Foz na Galeria O Rastro. Em termos de exposições individuais o seu porfólio também já é extenso tendo começado em 1996 e, sendo a sua mais recente exposição individual em 2011 na Galeria São Mamede em Lisboa, intitulada “Sweet”. Art_is_Heart_netGD-482x600.jpg Duma já tem agendada a sua próxima exposição no Espaço Storytailors intitulada, “Heart Stories”, uma exposição inspirada nas criações de alta costura da dupla Storytailors e que será inaugurada no dia 3 de Maio de 2012, na Calçada do Ferragial no Chiado.

No final de 2010 edita o seu primeiro livro de pintura, pela editora Campo da Comunicação, intitulado “Frame by Frame”, com texto de introdução do escritor Valter Hugo Mãe e onde apresenta uma seleção de trabalhos datados entre 2005 e 2010. O trabalho de Duma pode ser seguido através do website: www.dumaarte.com.

Artigo - Helena Paulino - Jornalista da The Lisbon Stores


The Lisbon Stores

The Lisbon Stores é uma plataforma de divulgação de design português. Queremos levar até si o que de melhor se faz em Portugal, para isso trazemos-lhe notícias fresquinhas sobre lojas, designers, marcas e projetos artísticos, pensados e realizados por portugueses. Venha daí connosco! .
Saiba como escrever na obvious.
version 7/s/// @destaque, @obvious //The Lisbon Stores