the lisbon stores

Plataforma de Divulgação do Design Nacional

The Lisbon Stores

The Lisbon Stores é uma plataforma de divulgação de design português.
Queremos levar até si o que de melhor se faz em Portugal, para isso trazemos-lhe notícias fresquinhas sobre lojas, designers, marcas e projetos artísticos, pensados e realizados por portugueses.
Venha daí connosco!

RUI SOUSA


Desenhos artísticos e linguagens de Rui Sousa 376401_340291842650866_100000101598779_1493038_1777338843_n.jpg Rui Sousa nasceu em Valongo mas trabalha atualmente no Porto como artista plástico, num atelier próprio localizado na Rua Duque de Loulé, na cidade invicta. Mas amanhã pode já não o encontrar nesta morada visto que Rui Sousa está a mudar o espaço do seu atelier para a Rua de Almada, também no Porto, para um espaço aberto ao público e com venda direta pelos seus trabalhos. Se quiser conhecer mais de perto o trabalho de Rui Sousa passe pela Mostra de Ilustração no Fórum da Maia onde estão expostos vários trabalhos de Rui Sousa. E em 2012 ainda há mais projetos na forja: em fevereiro sairá o Livro Infantil “Bú, feijão e o muro” com ilustrações da sua autoria. E ainda está a desenvolver a imagem para o próximo single e álbum da banda The Melancholic Youth of Jesus que sairá em maio. E ainda tem na agenda do mês de março uma palestra no IPCA. O que lhe reservará mais 2012?

O gosto de Rui Sousa pela arte foi crescendo ao longo da vida deste jovem de 31 anos, e com a formação na Faculdade de Belas Artes do Porto em artes plásticas, o gosto amadureceu e formou a sua própria identidade. Nas suas criações observamos que Rui Sousa utiliza muito o corpo como objeto de estudo e observação, algo que pode ser visto de várias perspectivas e abordagens, consoante quem o observa. Isto torna os trabalhos deste artista plástico dinâmicos, com um suporte e uma linguagem específicas, um tema e até mesmo um conteúdo descortinados por quem observa aquilo que Rui Sousa produz. São corpos aparentemente desconfigurados, assim os vê e desenha Rui Sousa, interrompidos na sua vida mas simples, individuais geralmente mas também os há coletivos. Corpos que tentam procurar em si determinadas caraterísticas, ou pretendem que alguém as descubra e decifre. As obras deste artista plástico são feitas como um mero exercício de rotina e de uma forma compulsiva, segundo confessa o próprio artista. Criatividade, imaginação e inovação são caraterísticas que assentam bem em cada produção de Rui Sousa.

A sua paixão também passa pelo formato digital que surgiu da necessidade de experimentar outros formatos e suportes, de forma a alargar as suas possibilidades e competências. Rui Sousa é influenciado em termos artísticos por tudo aquilo que o rodeia no seu dia-a-dia, mas a arte dos brasileiros Gémeos, Blu, Boris e outros também fazem parte da base do seu trabalho. Acumula no seu portfólio diversas exposições e mostras coletivas em espaços conceituados como a Galeria Olga Santos, o FresJealous Brand com a Coleção Primavera/Verão, a Galeria Porto Oriental, a Temporary Studio, a Artes em Partes e o Banco Simples no Porto e em muitos outros locais, com as mais variadas exposições e mostras dos seus trabalhos.

Artigo - Helena Paulino | Jornalista da The Lisbon Stores


The Lisbon Stores

The Lisbon Stores é uma plataforma de divulgação de design português. Queremos levar até si o que de melhor se faz em Portugal, para isso trazemos-lhe notícias fresquinhas sobre lojas, designers, marcas e projetos artísticos, pensados e realizados por portugueses. Venha daí connosco! .
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 1/s/// @destaque, @obvious //The Lisbon Stores