Larissa Couto

Estudo para ser Filósofa, Leio para ser escritora e Penso para ser eu mesma - ou ao contrário.

A Estética de Asterios Polyp


Asterios Polyp é uma graphic novel de David Mazzucchelli, tendo esse levado dez anos para realizá-la. David já assinou comics como Batman, com qualidade artística notável mas, com Asterios Polyp teve sua identidade artística fixada no mundo da arte. Asterios Polyp não tem ação, aventura ou vilões, é simples, melancólica e estilisticamente única, é uma obra-prima artística.

asterios_polyp.jpg

A narrativa principal é visual, a história escrita é complemento. Há poucos artistas que utilizam como meio as HQs, e menos ainda os que conseguem utilizar de modo tão completo esse meio que já está tão desgastado com as inúmeras ilustrações meramente industriais e repetitivas. Mazzucchelli consegue construir um personagem completo em sua narrativa estética. Entende-se estética aqui como a maneira com que o artista revelou sua intenção de modo pessoal e completo de sentido.

asterios1.jpg

A narrativa visual de Asterios Polyp é tão inteligente que consegue unir vários tipos de "estilos" de escrita, desenhos, formas para revelar o universo do personagem sem perder o seu estilo, que poderia se dizer, não deixa de ser o estilo de Asterios. O artista e a obra se fundem na construção da visualidade, há a escolha certa do conteúdo para a apresentação certa da intenção do artista - essa sinceridade (servidão) artística revela o estilo tão complexo e exigente de Mazzucchelli.

AsteriosPolyp2.jpg

Cada pessoa é um universo. Cada pessoa tem o seu estilo. Cada pessoa é um personagem. Cada personagem merece sua individualidade. Aqui reside a maestria de Mazzucchelli, deixar fluir a individualidade de cada traço que compõe cada personagem, cada objeto, cada ângulo, cada cor. Os analíticos, os românticos, os abstratos e os assim por diante compõem o cotidiano melancólico de Asterios Polyp.

asterios-polyp.jpg

Asterios é um arquiteto muito bem-sucedido que não conseguiu concretizar muitos projetos, mas é um teórico de grande prestígio. Ele é forçado a mudar de vida após um incêndio em sua residência. Ele troca de lugar, de profissão, mas leva consigo sua visão de mundo, afinal, o mundo muda mas não nos muda. Asterios segue analiticamente azul, com raros momentos rosas quando tomado pela emoção de outros. Ele é melancólico, frio, certo e nem um pouco complexo, sua forma é simples, traços simples, fácil de ser reproduzido, sem nuances que o difiram da multidão, sem arrojo, sem desejo, sem gracejo. Ele apenas vive do modo mais simples, usufrui das cores e do universo cheio de contornos dos outros, sem perder o caminho de volta para o seu próprio universo reto fixo e fácil de ver o mundo em tons vizinhos. Quanto mais distante e solitário mais fácil de permanecer. A permanência da forma que um bom arquiteto deve renunciar.

asteriospolyp.jpg

Asterios Polyp é uma obra para ser vista com atenção, várias e várias vezes. Permitir observar as escolhas feitas por Mazzucchelli de modo tão rigoroso que alcançaram um status de obra de arte, pois se nota a composição da visualidade, o cuidado em fazer escolhas, o conteúdo que dialoga com a forma sem perder o sentido em nenhum momento. A narrativa visual que se utiliza da HQ para existir não poderia ter melhor meio, pois falta artistas que saibam utilizar a HQ como meio de realização artística. Com certeza é um meio difícil e um tanto castigado com o excesso de clichês visuais. Cada artista escolhe sua arte, suas ferramentas, e, no fim, seu público, mas poucos conseguem acertar nas escolhas, a esses chamamos gênios da arte, porque conseguem um resultado com suas obras que beiram a verdadeira intenção do artista. Novas artes podem surgir, mas aprender a lidar com elas e tirar de suas possibilidades as melhores opções é, também, a função de fazer arte. Ainda mais arte reprodutível.


Larissa Couto

Estudo para ser Filósofa, Leio para ser escritora e Penso para ser eu mesma - ou ao contrário. .
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/// @destaque, @obvious //Larissa Couto