universos perpendiculares

onde as narrativas se cruzam

Alex Mandarino

reporta das diferentes fronteiras da cultura pop e não-pop e pensa nas relações entre os pré-rafaelitas e GTA 3.

5 séries policiais que você precisa assistir

Com a renovação pela qual a TV de língua inglesa tem passado nos últimos anos, séries policiais com novas abordagens têm demonstrado que bons atores, bons escritores e direção, fotografia e música excelentes superam os tiques e maneirismos da investigação forense que foi moda nos anos 90. Aqui estão cinco ótimas séries para você mergulhar no mundo misterioso da trama policial com qualidade.


the_fall.jpg Gillian Anderson protagoniza a série The Fall

Esqueça a mania de séries de investigação forense que tratam assassinatos como algo pautado apenas pela tecnologia. Assistir histórias que abordam os aspecto mais hi-tech é fascinante, em sua qualidade quase mágica e impossível, mas uma boa narrativa policial é composta de dois elementos principais: personagens e tempo. Personagens porque a investigação mais interessante para um leitor/espectador é a psicológica. Saber de que ramo genético vem o sangue de um suspeito é interessante, mas o problema da investigação forense é que ela dificilmente possibilita apostas. Você sabe que há restos de unhas na cena do crime, mas fica nesse mesmo patamar de conhecimento até os resultados de DNA voltarem do laboratório. Para o espectador, tentar descobrir de quem são as unhas é apenas um chute, um tiro no escuro. Ao passo em que uma trama calcada em termos mais psicológicos ou sociais permite que Tico e Teco se encontrem, batam um papo e arrisquem um palpite sobre o suspeito. Todo bom romance ou filme policial é, além de um mistério, um comentário socio-psicológico sobre várias coisas. Listo abaixo cinco das melhores séries policiais recentes, fruto da renovação de qualidade pela qual a TV de língua inglesa está passando. Em tempos de sites de streaming por assinatura e exibição por demanda é bem fácil procurar e assistir.

The Fall

Série da BBC que se passa na Irlanda do Norte, The Fall tem alguns dos melhores diálogos das séries policiais recentes, graças ao personagem da Superintendente Stella Gibson, estrelado por Gillian Anderson (famosa por seu papel como Dana Scully na série Arquivo X). Gibson é mal humorada, brilhante e feminista ao extremo — e, dada a qualidade dos personagens masculinos da série, quem há de culpá-la? Está na segunda temporada.

Top of the Lake

Elisabeth-Moss-Top-of-the-Lake.jpg Elisabeth Moss é a detetive Robin Griffin

Minissérie de 2013 escrita por Jane Campion, a diretora de O Piano. Filmada e passada na Nova Zelândia, tem um clima misterioso e terrível, abrilhantado pelas excelentes Elisabeth Moss (como a detetive Robin Griffin) e Holly Hunter (como uma líder espiritual de uma comunidade local. Assim como The Fall, tem tons feministas que valorizam a trama e a composição dos personagens, de forma integrada ao aspecto extremamente climático da história. Uma segunda temporada foi prometida.

Wallander

wallanderweb_2275947b.jpg Kenneth Branagh é Kurt Wallander

Série britânica adaptada dos romances do autor sueco Henning Mankell, mostra o inspetor de polícia Kurt Wallander, aqui interpretado por um excelente Kenneth Branagh. Cada episódio é praticamente um longa, com uma trama fechada. Ganhadora de vários prêmios, Wallander teve três temporadas e uma quarta e última está sendo rodada. Destaque para a direção e a fotografia, acima da média.

Broadchurch

Broadchurch_Ep01_4.jpg David Tennant e Olivia Colman em Broadchurch

Outra série britânica, Broadchurch se passa na cidade fictícia homônima, na costa de Dorset. Estrelada por David Tennant (ex-Doctor Who) e Olivia Colman, brilhantes como os detetives Alec Hardy e Ellie Miller, Broadchurch tem várias reviravoltas e um cast de excelentes atores. Está na segunda temporada.

The Wire

the-wire-michael-k-williams-1.jpg Michael K. Williams é o controvertido Omar Little em The Wire

Série americana passada na cidade de Baltimore, The Wire é apontada por muito críticos como a melhor série policial de todos os tempos - e por alguns críticos como a melhor série de todos os tempos, ponto. Atrevo-me a concordar com a segunda opção. Em sua genial abordagem realista da investigação policial, The Wire tornará impossível que você continue gostando das séries policiais padrão, com seus protagonistas chochos e tramas calcadas em plots forçados. Cada uma de suas cinco temporadas apresenta um diferente aspecto da criminalidade da cidade, indo do tráfico nas ruas à violência nas escolas, passando pelo cais do porto e pela política. Toda semelhança com qualquer capital brasileira não é mera coincidência. Estrelada por Dominic West e Idris Elba, entre vários outros.


Alex Mandarino

reporta das diferentes fronteiras da cultura pop e não-pop e pensa nas relações entre os pré-rafaelitas e GTA 3..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/cinema// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //Alex Mandarino