Carlos Eduardo

Ser humano de '89 que viu no desenho uma forma de se expressar quando não encontrava palavras, que viu na fotografia uma forma de mostrar o que só ele via e que viu nas palavras uma forma de justificar sua insanidade cotidiana.

O mundo de Omar Rodrigues-Lopez

Uma viagem ao mundo musical de Omar Rodrigues-Lopez, onde calmaria, desespero e alívio são apenas pequenos detalhes diante de um universo em eterna expansão.


Omar1.jpg

Omar Rodrigues-Lopez é um multi-instrumentalista, compositor, produtor, escritor, ator e diretor de filmes nascido em Porto Rico no dia 1° de Setembro de 1975. Como entender a mente de uma pessoa que vive uma realidade artística constantemente? Nos próximos parágrafos tentarei expor uma pequena fração dessa complexidade focando apenas em sua música.

Para os marujos de primeira viagem, Omar além de tudo que já foi dito anteriormente é um exímio guitarrista. É com a guitarra que o mesmo se apresenta ao público expondo da maneira mais sincera possível toda a atmosfera que a sua música é capaz de criar.

omar4.jpg

Omar passou por bandas como De Facto e _Drive-In">At the Drive-In, porém a banda de maior repercussão na mídia é a The Mars Volta, talvez a única banda representante do cenário progressivo da atualidade. A essência de todas as bandas citadas é proveniente de suas inspirações. Sua guitarra é uma ponte as vezes firme e reta, outrora tortuosa que nos direciona para um mundo psicodélico, enigmático, introspectivo ... entorpecente.

"Uma coisa legal de nossa música é que ela realmente trás a mente um monte de idéias diferentes. Nós gostamos que as pessoas achem o som difícil de descrever, porque este é o nosso objetivo: deixar as pessoas curtirem todos os sons que estão escutando e decidir por si mesmas. A música do Mars Volta é criada para ser um alvo a interpretações. Nós escutamos diversos estilos de músicas, desde música latina ao rock do Led Zeppelin, Pink Floyd, desde The Who a Fugazi... e escutamos sempre. Então as pessoas acabam sentindo essas influências em nossa música". (Omar Rodriguez-Lopez)

No Mars Volta ele divide o posto de "criador" com outro ser humano que não tem nenhum dos pés no chão, Cedric Bixler-Zavala, vocalista da banda.

MarsVolta.jpg

Como dito anteriormente parte das criações no Mars Volta são provenientes do Cedric, por isso vamos mais a fundo, os projetos paralelos de Omar. Ao todo são 32 álbuns, com as mais variadas sonoridades que podemos misturar, desde música latina a música experimental. São nessas misturas onde Omar encontra maior liberdade, já que ele possui o próprio selo independente. O link a seguir é o portal onde Omar disponibiliza todas as suas criações, possui todos estes álbuns via streamming inclusive para download por um preço justo Omar Rodrigues Lopez | Productions.

Um outro ponto que seria um verdadeiro pecado não citar seriam sobre suas "parcerias musicais". A de maior evidência no cenário musical, foi com John Frusciante (ex- Red Hot Chilly Peppers). John possui diversas participações em shows seja dos projetos paralelos (nos álbuns Omar Rodriguez Lopez Quartet - Sepulcros de Miel e Omar Rodriguez Lopez & John Frusciante), como em shows do Mars Volta.

omar_john.jpg

Outra parceria que gerou incontáveis frutos foi com a cantora e atriz mexicana Ximena Sariñana, onde está presente em quase todos os álbuns paralelos de Omar com sua voz aveludada. Ximena completa profundamente os trabalhos de Omar, pois creio que nos trabalhos não-instrumentais, Omar sempre obteve dificuldade em encontrar uma voz que preenchesse a altura toda a riqueza musical que ele produzira.

omar_ximena.jpg

Abaixo seguem dois vídeos para que vocês possam ter uma maior percepção do Omar em ação. O primeiro vídeo é ele no Mars Volta, o segundo em seu projeto paralelo no álbum Ciencia de los Inutiles acompanhado de Ximena.

A indicação de hoje é esta. A música é sem fronteiras, especialmente para um artista que produz 9 álbuns/ano. O som de Omar pode ser escutado desde aquela tarde chuvosa, naquela viagem de ônibus infinita ou até naquela noite onde tudo que você deseja é curtição, apenas escolha o momento e boa viagem!


Carlos Eduardo

Ser humano de '89 que viu no desenho uma forma de se expressar quando não encontrava palavras, que viu na fotografia uma forma de mostrar o que só ele via e que viu nas palavras uma forma de justificar sua insanidade cotidiana..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/musica// @destaque, @obvious //Carlos Eduardo