variando

Visões diferentes para um mesmo mundo

Murilo Trevisan

Shonda Rhimes e suas protagonistas

Shonda Rhimes é roteirista e produtora de várias séries importantes na TV americana. Sempre com temas explosivos e atuais ela se apoia em suas protagonistas femininas para mostrar um novo lado da mulher atual.


ob4.jpg

Como segundo artigo do blog resolvi falar um pouco sobre Shonda Rhimes e suas séries explosivas do horário nobre da TV americana. Shonda Rhimes sempre foi uma mulher de destaque no cenário televisivo norte-americano. Após sua estreia com o drama médico Grey's Anatomy em 2004 ela vem se adaptando ao criar séries dos mais variados temas.Mas para a volta das séries em setembro desse ano, Rhimes se superou. Conseguiu emplacar uma sequência dos seus três shows no mesmo dia na grade da ABC.

Shonda Rhimes agora é dona das quintas-feiras da ABC quando irão ao ar Grey's Anatomy, Scandal e a nova How To Get Away With Murder em sequencia uma da outra. E todos seus shows tem algo em comum, suas protagonistas são mulheres fortes, mas que sempre acabam se perdendo do seu caminho devido ao amor.

Rhimes teve que "quebrar a cabeça" para continuar no topo. Após uma grande queda de audiência e de rendimento de Grey's Anatomy (que estreará sua 11ª Temporada em Setembro) a escritora surgiu com Scandal, drama político muito bem trabalhado estrelado pela genial Kerry Washington no papel da relações públicas Olívia Pope. Scandal foi, e é, extremamente aclamado pela crítica.

Não satisfeita, ela surgiu em 2014 com a nova How To Get Away With Murder que estrará em Setembro e será estrelada por Viola Davis. A série contará a história da professora de direito criminal Annalise Keatting que terá seus próprios alunos envolvidos em um caso de assassinato.

ob 5.jpeg

Outra jogada que Rhimes faz com excelência é final de temporada. Isso foi muito bem feito em Grey's Anatomy e em Scandal. E no caso de Grey's Anatomy foi extremamente importante já que a série perde umas das sua principais personagens para a próxima temporada. Sandra Oh (Dra. Cristina Yang) não voltará ao elenco da próxima temporada e Rhimes teve que montar um final de temporada de acordo com toda a história da personagem na série, tudo isso sem perder o foco em deixar casos não resolvidos para a 11ª Temporada.

Shonda sempre procurou passar a ideia de uma mulher protagonista forte e determinada na sua vida pessoal ou amorosa. Se a ideia é mostrar uma mulher forte e determinada ela escorrega nos casos amorosos das personagens.Fica claro em Scandal que Olivia muitas vezes se coloca em perigo para salvar o seu amado, que é simplesmente o presidente dos Estados Unidos. Em Grey's Anatomy fica claro nas primeiras temporadas que Meredith não consegue encontrar seu caminho pessoal e profissional sem o amor de Derek.

E são nesses casos que a crítica americana aproveita para "alfinetar" as séries de Shonda. Onde esse valor da mulher protagonista é muito explorado. Não temos ideia do que acontecerá em How To Get Away With Murder, mas sinceramente espero uma linha de pensamento diferentes das outras séries.

Criticada ou não, Shonda Rhimes segue firme na audiência americana. Já ganhou Emmy, Globo de Ouro e vários outros prêmios para seus roteiros imponentes e personagens apaixonantes que de certo modo acabam representando muito bem vários problemas do dia-a-dia das mulheres.


version 2/s/recortes// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //Murilo Trevisan