Playing for Change - o projeto da música e da esperança
Uma coisa já foi comprovada: a máxima “a arte salva as pessoas” é verdadeira. Seguindo essa linha da mudança – positiva – que a arte causa na sociedade, o engenheiro de som Mark Johnson resolveu criar um projeto que busca reunir músicos renomados do mundo inteiro não apenas para fazer música em conjunto, mas para fazê-la em prol de projetos sociais que procuram provocar verdadeiras revoluções no modo de vida de alguns indivíduos. Nesse sentido, Mark criou uma organização não governamental que tem a música como objeto de salvação para crianças de comunidades carentes: o Playing for Change Foundation.
"O “Playing For Change Foundation” se dedica na criação de mudanças sociais positivas através da educação musical. Nós somos motivados pela crença de que a paz e a mudança são possíveis por meio da linguagem universal da música. Ao fornecer às crianças um lugar seguro para aprender, florescer e se expressarem, PFCF (Playing For Change Foundation) ajuda às crianças a encontrarem meios alternativos para enfrentarem às lutas que lhe são impostas diariamente.
O impacto global da música é explorado via interação com outras escolas, estudantes, professores e tradições musicais. Nossas escolas de músicas são projetadas para beneficiar os estudantes e as comunidades nas quais eles vivem. Cada instituição pertence ao local onde ela foi instalada. Materiais e mão-de-obra para as edificações das mesmas são provindas das comunidades. Quando possível, os instrumentos são feitos por artesãos locais, as aulas são ministradas por professores da região e as escolas são administradas pelos membros da comunidade. É uma maneira de fazer as pessoas investirem no crescimento do empreendimento musical."
"Criando mudanças positivas através da educação musical”
Levando em consideração que o projeto busca trabalhar com as comunidades mais carentes ao redor do mundo, é clara a percepção da mudança que a música causa na vida das pessoas, pois as crianças ficam mais motivadas a levar pra frente os seus estudos (principalmente no campo musical). Isso sem contar o impacto causado na vida dos adultos, pois eles passam a ser empregados pela ONG e viram supervisores, professores, cuidadores ou simplesmente ganham para acompanhar de forma assídua o trabalho desenvolvido.
Hoje existem 6 escolas musicais ao redor do mundo, com mais de 600 alunos e 153 projetos executados e/ou em fase de execução. O objetivo para o ano de 2013 é dobrar o número de escolas, matricular mais 150 alunos e criar outros 10 novos projetos. Com um corpo de voluntários repleto de gente com muita boa vontade, o PFCF já se dedica na produção de um terceiro álbum que tem lançamento previsto para o final de 2013.
O vídeo abaixo (que está em inglês) conta um pouquinho da história da “L’ecole de musique de Kirina”, no Mali.
A Visit to Kirina's New Music School from PlayingForChangeFoundation on Vimeo.
A banda pop/rock americana Maroon 5 publicou um vídeo da música Daylight no canal do youtube e o diferencial está no misto de músicos que interpretam a canção. A razão dessa mistura é o apoio ao projeto Playing for Change. A música está no álbum no qual todo o lucro das vendas será revertido para investimentos nas escolas voltadas à educação musical.
Para colaborar com o projeto, acesse o site e veja todas as informações para fazer uma doação. Curta a página do PFCF no facebook e fique ligado nas músicas que constantemente são postadas por lá…