venturarte

O espaço da arte jogada ao acaso

Camila Agner

Camila, do Sul do Brasil, estudante de Direito e Jornalismo. Apaixonada pela arte e encarregada de uma missão: espalhá-la aos 4 cantos do mundo através da escrita.

Desonestidade em forma de arte

Quem nunca falou algo como "minha dieta começa amanhã" ou "eu estarei aí em 5 minutos" diante de alguma situação específica?!
Foi pensando nessas mentirinhas diárias que a designer gráfica Lauren Hom criou um projeto artístico chamado de "Daily Dishonesty" que retrata algumas das desculpas mais comuns que os seres humanos usam para se safar de alguma coisa (ou simplesmente para se convencerem a respeito de algo).


salad_color_865_1200.jpg

1. Você está em clima de dieta para o tal projeto verão 2014, mas os seus amigos estão em clima de final da Copa das Confederações e fazem a casa virar um verdadeiro santuário (mas de comida). Tem sorvete, pipoca, paçoca (por quê deixar a paçoca de fora, não é mesmo?), amendoim... Droga! E a dieta?! Seus amigos, muito legais e solidários, estão quase esfregando essas delícias gastronômicas na sua linda face, mas você insiste que só vai comer salada.

2. Após todas essas comilanças, você marca com um amigo de dar uma volta no Parque da cidade às 20 horas. Depois de uma pequena ~grande~ espera, você olha no relógio e percebe que já são 20h30min. [email protected], você liga para o dito cujo questionando se ele já está pronto, aí ele responde “estarei aí em 5 minutinhos”, mas você sabe que ele nem levantou da cama ainda.

3. A semana começa, você está se arrumando para mais um dia de trabalho quando bate o desespero: em meio a tanta roupa no armário, não há NENHUMA calça que preste! No dia seguinte, você vai até a loja e encontra o jeans dos sonhos, mas o detalhe é: você deu uma engordadinha naquele maldito domingo da final da Copa e o número que você usa ficou muito apertado… [email protected] pelo jeans, você decide “esses jeans vão servir em um mês!”.

4. A semana já está prestes acabar e tcharã: é sexta-feira! Você está lá, toda diva na balada quando de repente não aguenta mais o maldito salto alto que escolheu para compor o look da noite. Que barra, né?! Quando você pensa em liberar os seus pezinhos de princesa, o boy magia chega por perto e você lembra o que sua avó dizia: “menina, nunca desça do salto, pois isso é coisa de gente sem classe!”. Em meio ao desconforto causado pelo maldito salto, você mentaliza “calma lá guria, mantém a pose! esse salto nem está machucando tanto assim.”

Quem nunca passou por situações assim?! Na verdade a real pergunta é: quem nunca usou dessas desculpinhas para driblar alguma situação?

A designer Lauren Hom criou um projeto pessoal chamado “desonestidade diária” e é nele que são demonstradas as mentirinhas cotidianas que todos os seres humanos acabam soltando em algum momento de suas vidas.

“Desonestidade diária é um blog com coisas feitas a mão que comecei durante o último ano de faculdade. Ele combina meu amor pela tipografia, humor, copywriting e ilustração. O blog documenta as mentiras que eu mesmo conto em dias normais. Esperançosamente, você também vai se sentir culpado e poderá dar boas risadas!” declarou a designer gráfica no site.

Com muito humor, criatividade e bom gosto, Lauren foi até mesmo audaciosa ao desvendar - e expor - a maioria das mentirinhas que contamos... São tão comuns que acabam sendo banais e, de certo modo, passaram a não ser mentiras, mas sim artifícios para convenções sociais.

Confira agora algumas ilustrações da série (assim como Lauren, o Venturarte sabe que irá se identificar com pelo menos uma delas).

5_minutes_web_865_1200.jpgEu estarei aí em 5 minutos

heels_hurt_color_865_1200.jpgEsses saltos não machucam

almostready_color_web_1200.jpgEu estou quase pronto (a)

jeans_horizontal_865_1200.jpgEsses jeans vão servir em um mês

Messy_color_web_865_1200.jpgMeu quarto nem é tão bagunçado

terms_web_865_1200.jpgEu li e concordei com os termos e condições

A série fez tanto sucesso que hoje estampa canecas, camisetas e é encontrada até em posteres emoldurados. A designer possui uma página específica para o “desonestidade diária” e para ir até lá você pode clicar aqui.

E aí, se identificou em alguma das mentirinhas ilustradas por Lauren?

Não esqueça de seguir a página do projeto.


Camila Agner

Camila, do Sul do Brasil, estudante de Direito e Jornalismo. Apaixonada pela arte e encarregada de uma missão: espalhá-la aos 4 cantos do mundo através da escrita. .
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/artes e ideias// @destaque, @obvious //Camila Agner