venturarte

O espaço da arte jogada ao acaso

Camila Agner

Camila, do Sul do Brasil, estudante de Direito e Jornalismo. Apaixonada pela arte e encarregada de uma missão: espalhá-la aos 4 cantos do mundo através da escrita.

Felicidário: definições práticas de felicidade

Por acaso você já se perguntou "o que é felicidade?". O projeto português chamado 'Felicidário' tem como proposta trazer de modo diário as definições práticas de felicidade que foram dadas por idosos acima de 65 anos. Trazendo temas como "a felicidade é fazer pão" ou "a felicidade é ler o kama sutra", o calendário que se mescla com a ideia de um dicionário nos leva a refletir o que a felicidade representa para nós mesmos.



Thumbnail image for lolo.png

Para você, o que é felicidade?! Sim... o Venturarte sabe que é um tanto complexo responder a esse questionamento, mas quem sabe aqui você encontra a resposta.

“Se é difícil definir a felicidade aos 20, aos 30 e aos 40, imaginem aos 60 ou aos 70. Foi por isso que nasceu o Felicidário. O “Felicidário” é um calendário e também é uma espécie de dicionário com 365 definições práticas de felicidade. Aos 65, a felicidade é arrumar as botas e fazer crochet, é gozar o dolce fare niente ou fazer aquilo que nunca se fez? Todos os dias, durante um ano, o Felicidário sugere uma nova ideia de felicidade para maiores de 65 anos.”

É essa a definição dada para o projeto batizado “Felicidário” , que já no nome remete duas palavras chaves: felicidade e calendário.

Com a justificativa de que felicidade não tem idade, o projeto português encabeçado pela associação Encontrar+se em parceria com a Lintas, todos os dias apresentará ilustrações e diferentes definições para frases que começam com “A felicidade é…” (sendo que cada definição foi escrita por uma pessoa acima de 65 anos).

Como se não bastasse a brilhante ideia de dar 365 definições práticas, os organizadores do projeto também planejam dar "um outro rumo" à felicidade e, para isso, busca-se ir além das ilustrações para se chegar na esfera das histórias de felicidade que serão contadas pelos mesmos idosos que definiram, em poucas palavras, o que é a felicidade para eles. Considerando que o foco ainda está sendo direcionado para o calendário em si, logo você poderá visitar o site para, além de encontrar a arte visual, se deparar com relatos e crônicas sobre o sentimento que leva o ser humano a alcançar o bem estar e a forma mais pura da alegria.

5 de maio.jpgDefinição dada para o dia 5 de maio

A ideia principal era fazer com que os idosos acima de 65 anos dessem verdadeiras receitas de como ser feliz para outras pessoas que estão nessa faixa etária, mas o projeto ultrapassou limites quando, ao divulgar toda a arte via facebook, conquistou uma outra categoria bem numerosa: os jovens! Nesse sentido, muitos que estão bem longe de se enquadrarem na 'melhor idade', buscam sentir o gostinho da felicidade por meio das definições que são transmitidas diariamente por esse projeto que se alia quase que diretamente ao seu público-alvo. Os ilustradores envolvidos são: Afonso Cruz André Letria e Ricardo Henriques André da Loba Aka Corleone Bernardo Carvalho Carolina Celas Irmão Lucia Júlio Dolbeth Madalena Matoso Maria Imaginário Tiago Albuquerque Yara Kono

Freud declarou que “A felicidade é um problema individual. Aqui, nenhum conselho é válido. Cada um deve procurar, por si, tornar-se feliz”, mas o felicidário tem tudo pra ser um manual básico de como ser feliz mesmo que esteja dando conselhos, até porque não são conselhos, mas sim definições. Definições estas que nos fazem refletir: o que nos deixa realmente felizes? É cantar, cozinhar, fazer pão, jantar fora, fazer tricô ou dançar como se ninguém estivesse observando?!

1.jpg

4 de junho.jpg

15 de maio.jpg

felicidade yoga.jpg

480161_573453246012748_1629406619_n.jpg

166722_574179862606753_794807155_n.jpg

188975_565633163461423_504999305_n.jpg

733757_573040536054019_459138958_n.jpg

A busca pela felicidade, segundo até mesmo a Constituição da República Federativa do Brasil, é um direito que pertence a todos os indivíduos... Alguns a definem como algo distante e passageiro, mas a verdade é que mesmo sendo algo breve, a felicidade é um sentimento que pode servir até mesmo como alimento para a alma.

Se você ainda não definiu a felicidade, saiba que isso é perfeitamente normal! Mas para dar um empurrãozinho na inspiração - e na imaginação -, visite o facebook do projeto para ficar a par das definições diárias que foram dadas por idosos que pelo nos momentos que descreveram, se sentem plenamente felizes.

Camila Agner

Camila, do Sul do Brasil, estudante de Direito e Jornalismo. Apaixonada pela arte e encarregada de uma missão: espalhá-la aos 4 cantos do mundo através da escrita. .
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
v2/s
 
Site Meter