venturarte

O espaço da arte jogada ao acaso

Camila Agner

Camila, do Sul do Brasil, estudante de Direito e Jornalismo. Apaixonada pela arte e encarregada de uma missão: espalhá-la aos 4 cantos do mundo através da escrita.

A arte captada pelas lentes de Sebastião Salgado

Já ouviu o nome "Sebastião Salgado"? É esse o nome do fotógrafo brasileiro, natural de Minas Gerais, que se destacou - e ainda se destaca - no mundo todo com as imagens que capta com as lentes de suas câmeras. Com projetos reflexivos e marcantes, Sebastião é extremamente renomado na área do fotojornalismo.


41.jpg

Muitos brasileiros já tiveram destaque tanto no blog venturarte quanto no nosso espaço aqui na obvious: músicos, artistas, fotógrafos… No entanto, mesmo que o blog já esteja perto de completar seus 8 meses de existência, não foi dada a devida atenção a um fotógrafo especialíssimo no cenário da fotografia brasileira (e mundial): Sebastião Salgado.

sebastiao-salgado.jpg

Há algum tempo eu já conhecia – e admirava – a arte captada por Sebastião, mas não sei por qual razão acabei esquecendo de fazer um post sobre ele… Domingo, em meio ao tédio e a limitada programação da televisão, estava assistindo “Fantástico” quando me deparei com uma longa matéria a respeito do fotógrafo e na hora pensei “como ainda não falei sobre ele?”. Considerando que hoje, 19 de agosto, é o dia mundial da fotografia e seguindo a ideia do “antes tarde do que nunca”, o post é sobre ele, o fotógrafo que, através das lentes de suas câmeras e de retratos monocromáticos, encanta o mundo todo com as suas imagens.

Mineiro, formado em economia – mas atuante na área do fotojornalismo -, Sebastião encontrou o dom da fotografia quando fora para a África numa espécie de viagem de negócios para representar a empresa num projeto sobre a cultura do café. Depois desse ‘encontro’, Sebastião não parou mais: aproveitou a oportunidade de poder viajar para vários lugares do mundo devido ao seu trabalho para tirar os mais diversos retratos, que hoje são aclamados não só no Jornalismo, mas também no mundo das artes.

Buscando retratar a realidade do mundo, Sebastião se sentiu comovido ao se deparar com o real contexto da nossa sociedade: crianças passando fome, pessoas fugindo das guerras, exploração exacerbada do trabalho humano… Nesse sentido, surgiram projetos como “Trabalhadores”, “Outras Américas”, “Retratos de crianças do Êxodo”, “Êxodos”, “O fim do pólio” (sobre a poliomelite), “O berço da desigualdade”, “Gênesis” e outros.

11-salgado1.jpg

130512490382_4fcb5dff47d61.jpg

salgado_covers.jpg

Salgado5.jpg

sebastiao-salgadog.jpg

No ano de 1994, Sebastião criou a sua própria agência de notícias que leva o nome de “Amazonas Images” e lá é possível encontrar um pouco de tudo acerca do seu trabalho. Cabe salientar a importância da esposa de Sebastião, Lélia Wanick Salgado, nos trabalhos da agência: é ela quem organiza a parte da editoração dos trabalhos do fotógrafo.

casal.jpg

Os dois, por diversas vezes, já receberam prêmios importantes ao redor do mundo todo. A título de exemplo podemos citar o prêmio Jabuti de Literatura (categoria Reportagem) e também o prêmio World Press Photo.

Vale dizer também que durante o 41º Festival de Cinema de Gramado de 2013 (realizado entre os dias 9 a 17 de agosto)foi exibido um documentário “Revelando Sebastião Salgado”. Buscando mostrar o trabalho e também a vida do fotógrafo, segundo a diretora Betse de Paula, a ideia também é fazer o povo brasileiro conhecer a arte de Salgado. ”Ele saiu do Brasil para fazer sucesso no mundo, mas não é muito conhecido aqui” relatou Betse. O longa metragem foi produzido por Juliano Salgado, filho de Sebastião, e conta com 75 minutos de duração (leia matéria sobre o documentário publicada no G1 aqui).

Já sabe, né?! Se quiser conhecer mais sobre Sebastião, Lélia e o trabalho magnífico dos dois, clique aqui.

Não esqueça de curtir a página da obvious e também do Blog venturarte para sempre ficar a par das publicações mais artísticas do Brasil haha


Camila Agner

Camila, do Sul do Brasil, estudante de Direito e Jornalismo. Apaixonada pela arte e encarregada de uma missão: espalhá-la aos 4 cantos do mundo através da escrita. .
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/fotografia// @destaque, @obvious //Camila Agner