venturarte

O espaço da arte jogada ao acaso

Camila Agner

Camila, do Sul do Brasil, estudante de Direito e Jornalismo. Apaixonada pela arte e encarregada de uma missão: espalhá-la aos 4 cantos do mundo através da escrita.

A delicadeza cotidiana sob a perspectiva de Javier Pérez

Nem só de sapatilhas, facas e elementos um tanto quanto perturbadores é feita a arte de Javier Pérez. Através de uma experiência inusitada num instagram "experimental", o artista utiliza elementos cotidianos para fazer verdadeiras obras artísticas repletas de criatividade e delicadeza!


javier perez - instagram - objects - objetos - ilustracoes - ilustrador - diretor de arte - desafio criativo (16).jpg

En puntas, a impactante performance da bailarina que dança em cima de um piano com sapatilhas cujas pontas são apoiadas em duas facas (veja aqui), talvez seja um dos trabalhos mais famosos do artista Javier Pérez. Mas nem só de pontas, facas e elementos “perturbadores” é feita a arte de Javier. Ele também se destaca no cenário das ilustrações e das fotografias. Assim, para contrastar com a violência de “en puntas”, foi criada uma série de fotografias que pode ser resumida em duas palavras: delicadeza cotidiana.

O palco para tal modalidade artística poderia ser sofisticado, mas ele é, nada mais, nada menos que o tão famoso Instagram. Na rede social utilizada para a divulgação de fotografias e vídeos, Javier dá um novo panorama a objetos banais e os transforma em verdadeiras obras repletas de sutilezas e com uma exuberância criativa inegável.

Com alguns traços, um cacho de uvas, um alicate ou mesmo parte de um biscoito recheado é feita a arte cotidiana de Javier. Não há um nome específico para a série fotográfica porque talvez o intuito não era fazer um projeto com essas fotografias… Mas a verdade é que elas ganharam a atenção – e o coração – de muitas pessoas, o que impossibilita o esquecimento das imagens publicadas pelo artista.

Confira algumas fotos:

javier perez - instagram - objects - objetos - ilustracoes - ilustrador - diretor de arte - desafio criativo (3).jpg

javier perez - instagram - objects - objetos - ilustracoes - ilustrador - diretor de arte - desafio criativo (4).jpg

javier perez - instagram - objects - objetos - ilustracoes - ilustrador - diretor de arte - desafio criativo (10).jpg

javier perez - instagram - objects - objetos - ilustracoes - ilustrador - diretor de arte - desafio criativo (11).jpg

javier perez - instagram - objects - objetos - ilustracoes - ilustrador - diretor de arte - desafio criativo (24).jpg

javier perez - instagram - objects - objetos - ilustracoes - ilustrador - diretor de arte - desafio criativo (18).jpg

Gostou? Para ter acesso a outras fotografias, acesse o Instagram de Javier. Mas não esqueçam de curtir a página do Blog Venturarte no facebook, ok?! :) Clique aqui, curta e compartilhe loucamente com os amigos!

ERRATA do dia 15/11/2013: A internet é um ótimo meio para divulgar as artes e, por essa razão, o Venturarte procura divulgá-la ainda mais a partir da reunião de informações colhidas na rede. Embora esse lado positivo seja maravilhoso, a internet tem um defeito: a confusão dos dados! De acordo com informações do próprio Javier Perez (que está num comentário desse artigo e que fora publicado no dia 14/11), o trabalho que leva o nome de "En puntas" é de outro Javier Perez. Pelo jeito eles não compartilham apenas o nome, como também os dons para a arte! Javier, obrigada pela informação. Leitores, espero que desculpem o Venturarte por essa confusão de dados... Mas com nomes iguais e dons voltados para a arte, fica REALMENTE difícil acertar de primeira.


Camila Agner

Camila, do Sul do Brasil, estudante de Direito e Jornalismo. Apaixonada pela arte e encarregada de uma missão: espalhá-la aos 4 cantos do mundo através da escrita. .
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/fotografia// @destaque, @obvious //Camila Agner