vida alternativa

O mundo visto por um gato zarolho

Vasco Neves

Sento-me em frente ao mar, e a ele digo-lhe tudo aquilo que a ti não consigo...

  • 6.jpg
    Amadou e Mariam - A arte de ver a música com o coração

    Quis o Acaso, o Destino, ou o Fado (o sinónimo do destino, não a canção) que um talentoso casal de cegos do Mali fossem os embaixadores de uma música, que ora nos chega em francês ora nos chega em bambara. A sua música quente e melódica traz-nos à memória uma África alegre, feliz e bastante criativa.

  • Sem Título.png
    Português - PT vs BR - A língua que nos (des)une

    Portugal e o Brasil partilham mais do que uma língua, mas é recorrente (na internet é um facto gritante) a animosidade linguística entre dois povos, a razão? Não há razões, no meu entender, para que isto suceda! Talvez alguém me possa explicar melhor.

  • klimt10.jpg
    As pinturas vivas de Gustav Klimt

    Algumas das mais reconhecidas pinturas de Gustav Klimt foram recriadas para o 23º Life Ball de Viena.

  • emiliefloge19.jpg
    Klimt e Emilie - A Luz e a Sombra

    Podes não saber o nome dele à primeira, tens de pensar uma, duas ou até mesmo três vezes e provavelmente mais depressa pensas em Van Gogh ou Monet antes de te lembrares do nome deste pintor, mas toda a gente sabe reconhecer a sua pintura quando a vê - os nossos olhos iluminam-se perante a grandiosidade, beleza e vivacidade da cor da sua pintura - Gustav Klimt - este é o nome que estava a escapar. Mas nunca paraste para perguntar se aqueles vestidos alguma vez foram reais, ou apenas fruto da fértil e criativa mente do pintor? Mas quem estava por detrás dos vestidos utilizados pelas belíssimas mulheres da sociedade vienense?

  • 4.jpg
    O Bem que fizeres, a ti retornará

    O amor na sua forma mais pura é demonstrado nos pequenos gestos. Nós, humanos conscientes e inteligentes, temos muito a aprender sobre humanidade com os animais não humanos. Margarita Suarez dedicou a sua vida a alimentar animais de rua e na sua morte, esses mesmos animais de rua, devolveram-lhe todo esse amor. Margarita foi uma mulher de gestos simples, mas que tiveram todo o agradecimento por parte daqueles a quem ela ajudou e acarinhou.

  • dashrat_manjhi-300x197.jpg
    O Amor abriu (literalmente) o caminho na montanha

    Disseram-lhe que era impossível, ele pegou num martelo, num cinzel, em corda e toda a sua raiva e amor e escavou, escavou a dor para fora do seu coração, enquanto abria um caminho para que todos pudessem ter igualdade de oportunidades. É dos homens simples que surgem os grandes feitos!

  • 15.png
    Sapeurs - Os homens dentro do fato

    Quando pensamos em lenços de seda, calças de veludo rosa, ou casacos de tweed feitos por um alfaiate, decerto que não fazemos logo uma associação às favelas mais pobres da África? Mas tudo isto é comum para qualquer habitante do Congo!

  • mulholland-drive-original-thumb-600x337-19986.jpg
    David Lynch - O sonho acordado

    O despertar do sonho pode ser doloroso. Quando a realidade é a alternativa ao sonho, por vezes a não consciência parece uma bênção. David Lynch usa as nossas mentes como um baralho de cartas. Baralha constantemente e dá as cartas tal como um croupier cinematográfico. Cabe a cada um de nós perceber que naipe escolher, e que jogo iremos jogar.

  • Manuela-Kulpa-15.jpg
    Fotografias com alma - Manuela Kulpa

    O activismo não é apenas feito de megafone na mão, o activismo não são apenas campanhas de choque, ou multidões marchando (muitas vezes sem saberem bem para onde). A causa animal e os seus direitos podem ser defendidos das mais variadas formas, quem for bom a gritar - que Grite! Quem for bom a empunhar cartazes - que Empunhe! Cada um deve lutar de uma forma realmente efectiva, fazendo o que sabe (não seguindo simplesmente tendências). No caso de Manuela Kulpa, é através da fotografia que ela eleva a sua voz pela conservação animal.

  • 9.jpg
    Os Foto - Desenhos de Lauren King

    Lauren King pega em fotos antigas, principalmente de paisagens, e através da imaginação e coerência de elementos, estende a cena para lá do visível na foto. Um trabalho de simplicidade e beleza inigualável.

  • 16.jpg
    As bibliotecas perdidas do deserto

    No final de uma dura e poeirenta estrada no deserto do Saara, encontramos uma cidade praticamente engolida pelas areias do deserto, estamos em Chinguetti na Mauritânia, África Ocidental. A maioria das casas já se encontram abandonadas e à mercê dos poderosos elementos, entre eles o vento que sopra quente arrastando consigo milhares de milhões de pequenos grãos de areia. Mas é também aqui que se encontram algumas das mais antigas bibliotecas e livros do mundo.

  • 10.jpg
    A maternidade pelos olhos de um homem

    Parece que é um requisito dos novos pais fazerem um ensaio fotográfico que registre toda a beleza luminosidade e felicidade que a maternidade (paternidade) acarreta.

  • 19.jpg
    River: madeira e vidro transformado em mobiliário

    O artista sente-se inspirado pelo que se passa do lado de fora da sua porta, e encontra frequentemente inspiração nas árvores, nos rios e nos campos. Essa inspiração é notória no seu trabalho, especialmente na série River.

  • 0004-thumb-600x304-67671.jpg
    2ndLives - A outra vida das garrafas de Coca-Cola

    Para algumas pessoas a Coca-Cola simboliza o corporativismo na sua forma mais pura e dura. Para outros será um símbolo de magia, sonhos e qualidade de vida. Pode parecer um exagero mas não o é, basta que façamos um pequeno (mas muito difícil) exercício de sairmos da nossa zona de conforto. Esta é de facto uma empresa gigante, uma multinacional de peso e com peso que pode e deve ter um impacto positivo na vida de quem, pelas mais diversas razões, pode não ter acesso a certas coisas básicas.

  • 5.jpg
    Happy

    Já alguma vez ouviu a expressão "Vida de cão"? Gosto de acreditar que esta é a vida que os nossos fieis companheiros de quatro patas merecem. Todos os cães merecem o céu e todos os humanos merecem um cão.

Site Meter