vida alternativa

O mundo visto por um gato zarolho

Vasco Neves

Sento-me em frente ao mar, e a ele digo-lhe tudo aquilo que a ti não consigo...

KNÄPPA

O conceito de captura de imagem é simples, e esta simplicidade foi usada pela IKEA, para a criação de uma máquina fotográfica digital de cartão. É leve e vem em peças, com instruções para ser montada.


KNÄPPA.jpg

Este bem que poderia ser o conceito do lançamento de uma loja Ikea no Brasil, com a publicidade feita pela estrela de outrora Carmen Miranda, e seria algo do género...

O que é que o IKEA têm? Tem produtos como ninguém (tem), e preços baixos o Ikea tem (tem), mil coisas o IKEA tem. Tem mas é tudo vendido em peças para ser mais fácil no transporte, e assim apresentar produtos com um design fantástico a preços acessíveis, e claro com instruções de montagem. Mas isto toda a gente sabe, o que talvez não saibam é que até uma máquina fotográfica o Ikea agora tem.

knappa.jpg

Chama-se Knäppa e é nada mais nada menos, que uma máquina fotográfica digital feita de cartão (papelão). Não está a ler mal, não só é de cartão como é reciclável, é o sonho de qualquer fotógrafo/ecologista por esse mundo fora.

Foi apresentada no lançamento da PS 2012, a nova linha deste gigante sueco do mobiliário. A tecnologia é de ponta tendo em conta que é um pedaço de cartão, a Knäppa não tem LCD e também não tem óculo, tem um buraco super "hi-tec" recortado no cartão, onde podemos encostar o olho. Para um pedaço de cartão, é quase engenharia de nível espacial.

ikea_knappa_9226.png

Talvez concorde comigo quando eu digo que o que faz um bom fotógrafo é a sua sensibilidade, e não o seu equipamento, e nisto a Knäppa é um puro conceito de captura de imagem. A resolução é de 2.3 MP, inferior à câmara de qualquer telemóvel com 4 ou 5 anos, tem capacidade para armazenar cerca de 40 fotografias.

images.jpg

Para descarregar (baixar) as fotos é ainda mais simples, basta utilizar uma entrada de USB que vem na máquina e já está, simples e eficaz. Tem sensivelmente o tamanho de um iphone, embora seja bem mais leve e é alimentada por duas pilhas AAA. O que mais me fascina nesta máquina, é o facto de as fotos serem uma surpresa total, tal como nas antigas máquinas de rolo. Ao bom estilo da IKEA, é o próprio utilizador que monta a máquina, e claro que vem com as habituais instruções de montagem.

Sem Título.png

A máquina fotográfica é da autoria do designer sueco Jesper Kouthoofd, e foi criada em parceria com a Teenage Engineering, que deu uma bela ajuda na concepção desta tecnologia "low-cost". A Knäppa foi apresentada ao público na Feira do Mobiliario de Milão, em abril de passado, e foi a grande sensação da feira. Era parte integrante de um kit de ofertas para os jornalistas (que melhor maneira de criar burburinho). Este produto é de edição limitada, são poucos os privilegiados que tem acesso a uma destas fantásticas maravilhas. Em princípio a Knäppa não será comercializada, pelo menos para já.

Dá vontade de dizer “Mamãe eu quero, mamãe eu quero uma Knäppa


Vasco Neves

Sento-me em frente ao mar, e a ele digo-lhe tudo aquilo que a ti não consigo....
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/geral// @destaque, @obvious //Vasco Neves