vida alternativa

O mundo visto por um gato zarolho

Vasco Neves

Sento-me em frente ao mar, e a ele digo-lhe tudo aquilo que a ti não consigo...

Super Heróis e Super Vilões iconografados

E se em vez de ver a representação de um homem e uma mulher na porta de uma casa de banho, tivéssemos o Super homem e a Poison Ivy. É isto que nos propõe o estúdio de design polaco re:design. Usando símbolos que todos reconhecem e conferem-lhes ar de Super, herói ou vilão.
Uma ideia fresca, simples e original. Criatividade em puro estado.


redisgn.jpg

O que acontece quando se juntam dois designers polacos (polonesês), que se conhecem e trabalham juntos à alguns anos? Partilham um estúdio de design e desenham sobre tudo aquilo que lhes for pedido? Teremos por certo uma sala cheia de criatividade, e é disso mesmo que falamos quando nos referimos a este estudio re:design.

Fresco, criativo e simples, estas são as características que se podem encontrar no trabalho de Eurydyka Kata e Rafal Szczawinski. As máximas de trabalho que utilizam são: usar grelhas, trabalhar com lógica, e ter uma fantástica tipografia para a impressão.

E assim se percebe a multiplicidade de áreas em que estão envolvidos, desde o desenho para jogos de tabuleiros e cartas, livros para chefs de cozinha e até mesmo uma bíblia iconográfica, projecto para o Museu da Impressão de Varsóvia.

livro1.jpg

livro.jpg

bible-pages polaco.jpg

Criaram também o novo logótipo para a Biblioteca da Universidade de Tecnologia de Varsóvia. Gostam de usar cores jovens, atraentes e que se insiram nas tonalidades da moda.

biblioteca.jpg

No meio deste trabalho todo, ainda têm tempo para desenhar “just for fun”, apenas pelo puro gosto de criar. O lançamento do filme “The Avengers – Os vingadores”,serviu de mote para um projecto que mistura iconografia com super heróis e super vilões. Começa então a série de super heróis representados por ícones, e como não podemos ter apenas um lado da moeda, representaram também os super vilões e arqui-inimigos, ou apenas vilões carismáticos.

superherois.jpg

reiconssuperheroes.jpg

Heróis ou vilões são facilmente reconhecíveis, ainda que representados apenas por um ícone,e tendo apenas pequenos traços de ligação ao personagem. E é aqui que entra uma paixão pelos comics, e por todo este universo que estes designers possuem. Preferências à parte, sejam da DC ou da Marvel, os heróis aqui representados são símbolos que várias gerações de fãs facilmente identificam.

icons-nightclub.png

reiconsvillains.jpg

A “apropriação e adulteração” dos ícones da AIGA – Associação Profissional de Design, que nos anos 70 e em colaboração com o departamento de transito dos EUA criaram estes ícones, que tinham como missão fazer passar de uma forma simples, um conjunto de mensagens complexas a diferentes pessoas, de diferentes idades e meios culturais. Estes ícones são por excelência a personificação de uma ideia ou conceito num ícone.

xmen-featured.jpg

reiconsxmen.jpg

O vasto universo de heróis não permite que todos sejam representados, mas os que ficam servem para encher visualmente o nosso Ego. Paralelamente é criada uma série específica só para os elementos da Saga X-Men (a favorita dos designers).

Os elementos chave desta obra são a simplicidade e harmonia. É na maneira de se utilizar o ícone (masculino e feminino), e de o trabalhar de maneira a que este ganhe forma que reside a criatividade. Sem exagero e usando as medidas certas, dando a sensação de se jogar um pouco pelo seguro. Mas por vezes é desta segurança e simplicidade que que fazem grandes obras. Com um conceito simples mas muito bem trabalhado, mostram que inovar não é apenas criar algo novo, é saber olhar e modificar, porque por vezes é preciso fazer um re:design.


Vasco Neves

Sento-me em frente ao mar, e a ele digo-lhe tudo aquilo que a ti não consigo....
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/Digital art// @destaque, @obvious //Vasco Neves