vida alternativa

O mundo visto por um gato zarolho

Vasco Neves

Sento-me em frente ao mar, e a ele digo-lhe tudo aquilo que a ti não consigo...

Camisinha, borracha ou simplesmente preservativo.

Usados há milhares de anos, os preservativos são ainda hoje um produto que parece causar algum desconforto, e não me refiro ao seu uso, mas sim ao facto de se admitir que se usa, que se compra, ou que se têm. E se os grandes slogans mundiais fossem aplicados aos preservativos? Qual escolheria para si?


São conhecidos por nomes como camisinha, borrachas, balões ou simplesmente preservativos. Começaram por ser feitos com bexigas de animais, papel de seda envolvido em óleos ou outro material que funcionasse. Hoje normalmente são feitos de látex ou poliuretano, existem em vários tamanhos e texturas, alguns tem cor e outros até têm sabor, e todos são (ou deviam ser)lubrificados. O seu uso é importante, principalmente no que toca a evitar transmissões de DST´s, e transmissão de vírus como o HIV o causador da SIDA/AIDS.

2.jpg

No entanto continua a ser um produto que causa algum desconforto, e não me estou a referir ao seu uso como devem calcular. Durante os anos da faculdade trabalhei em part-time num hipermercado, como fazia o turno da noite podia estudar e trabalhar sem problema. Normalmente quem comprava os preservativos colocava-os por baixo de outros produtos, ou então deixavam estar no cesto até eu iniciar a conta e passavam-me para a mão a correr.

3.jpg

Historicamente parte deste desconforto é alimentado pela religião, as igrejas católica, ortodoxa(s) ou até mesmo o hinduísmo não aceitam o uso do preservativo. A premissa é que se as pessoas forem castas, e se não tiverem comportamentos sexuais promíscuos, não existe risco de contrair uma DST, ou então que o uso do preservativo pode incentivar à infidelidade. Pessoalmente acho que o uso do preservativo não só devia ser incentivado, como estes deveriam de ser de distribuição gratuita fora dos serviços de saúde. Podem também fazer fazer diferença para diminuir o risco de gravidez indesejada, onde se incluem as das adolescentes.

4.jpg

Os preservativos são um produto usado com muita regularidade, pelo menos deviam ser. Em Portugal as grandes marcas como a Durex têm vários tipos de campanhas publicitárias, existe uma que passa na tv normalmente depois da meia-noite, e que tem direito a bolinha vermelha e tudo. Eu acho até bastante engraçado que este anúncio apenas passe a esta hora, porque horas antes, por volta das 21h as novelas da noite mostram conteúdo bem mais explícito...

11.jpg

No seu mais recente projeto o artista californiano Max Wright, decidiu pegar em slogans de algumas das maiores marcas mundiais, e aplicá-los a uma embalagem de preservativos. O resultado é um conjunto de 15 embalagens de preservativos bastante criativas e divertidas.

Escolha o que lhe diz mais respeito e divirta-se, mas sempre com proteção.

5.jpg

6.jpg

7.jpg

8.jpg

9.jpg

10.jpg

12.jpg

1.jpg

13.jpg

14.jpg

15.jpg


Vasco Neves

Sento-me em frente ao mar, e a ele digo-lhe tudo aquilo que a ti não consigo....
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/geral// @destaque, @obvious //Vasco Neves