vida alternativa

O mundo visto por um gato zarolho

Vasco Neves

Sento-me em frente ao mar, e a ele digo-lhe tudo aquilo que a ti não consigo...

5 Teorias da conspiração sobre o Clube dos 27

O que têm em comum os dias 18 setembro de 1970, 4 outubro de 1970, 3 julho de 1971, 5 abril de 1994 e 23 julho de 2011? Na verdade foram dias como todos os outros, com a particularidade de ter sido nestes dias que Jimmy, Janis, Jim, Kurt e Amy nos deixavam com a sensação de terem partido cedo demais. Será apenas coincidência? Existem inúmeras teorias que dizem que não...mesmo não acreditando, não deixa de ser curioso.


Já muito se falou sobre o famigerado Clube dos 27. Eu pessoalmente acho que são apenas consequências dos vários abusos de substâncias mais ou menos tóxicas e de ritmos de vida frenéticos...mas como adoro uma boa teoria da conspiração, deixo-vos aqui cinco das minhas favoritas.

Se não gostarem de teorias da conspiração, então façam simplesmente play nos vídeos...fechem os olhos e escutem boas músicas.

Teoria nº 1 - O Retorno de Saturno

Na astrologia o Retorno de Saturno ocorre quando este regressa à sua posição original no momento do nosso nascimento. Um ciclo de Saturno leva cerca de 29,4 anos, mas os astrólogos acreditam que sua influência começa a ser sentida por volta dos 27 anos. Quando Saturno retorna pela primeira vez e completa o seu primeiro ciclo, diz-se que se entra numa fase em que as pessoas atravessam por mudanças significativas e assinala a entrada na idade adulta plena. Para aqueles de nós que já passaram por isto, esta iniciação à nossa segunda metade da vida pode ser maravilhosa e/ou brutal. Existe o risco destas mudanças nos absorverem e sermos sugados para dentro de um abismo ou sentir a vontade de experimentar um novo nível de satisfação e contentamento. De qualquer maneira é um momento de grande confusão e intensidade que é descrito por alguns como uma segunda adolescência. Adicione a isto o stress de ser uma alma criativa, uma celebridade mundialmente famosa e vícios de drogas e álcool, e temos aqui uma receita perigosa para um possível desfecho mortal.

5.jpg

Teoria nº 2 - A decadência pelo uso de drogas (talvez a que mais sentido faça)

A maioria dos membros do Clube dos 27 têm um histórico de abuso de drogas e/ou álcool. Os toxicodependentes estão em maior risco para terem complicações de saúde, ou possíveis overdoses. Neste caso a idade pode ter algo a ver com isto também. De acordo com a psicoterapeuta Stephanie Sarkis, a idade dos 27 anos podem ser a idade que o uso das drogas começa a fazer menos efeitos no corpo. "As pessoas que usam drogas desde o final da adolescência e começo dos anos 20, aos 27 anos já têm uma resistência por parte do corpo à própria substancia. As drogas, assim como os outros fármacos, quando ingeridas em excesso e em continuo deixam de ter o efeito pretendido no corpo. Começam a ser necessários mais quantidades de fármacos, álcool ou drogas para produzir a mesma trip, o que nos leva a uma maior probabilidade de entrar em overdose"

09.jpg

Teoria nº 3 - Um pacto satânico

Um das teorias diz que todos os membros do Clube dos 27, assinaram um contrato com o diabo para desta forma alcançar fama e fortuna. Reza a lenda que tudo começou com o músico de blues Robert Johnson. A lenda diz que Johnson não tinha talento para tocar guitarra, mas ansiava por um grande sucesso. Uma noite ele ouviu uma voz que lhe dizia para visitar o cruzamento de uma plantação de Dockery à meia-noite. Foi até lá e foi recebido por um grande homem negro que, aparentemente, era o diabo disfarçado. O homem grande pediu a guitarra de Johnson e afinou-a. Isto teria um custo...a sua alma. Robert Johnson voltou da plantação com a guitarra mágica e tornou-se um virtuoso do blues de uma noite para outra. Em 1938 com 27 anos, ele foi envenenado e morreu (não directamente do envenenamento, mas das consequências). De acordo com uma sacerdotisa satânica, todos os membros do Clube dos 27 (desde Johnson), trocaram a sua alma para ter sucesso. Ela afirma que eles realizam cerimonias especiais durante as sessões de gravação, onde colocam as bênçãos satânicas nas suas músicas. Quando a música é tocada ela solta os demónios que influenciam quem a toca e quem a ouve.

10.jpg

Teoria nº4 - Numerologia.

O número 27 dividido por 3 reduz-se ao número 9, que representa o fim de um ciclo. Estes ciclos de transição são altamente carregados de energia, e podem por vezes ser demasiados pesados para algumas pessoas. Quando confrontados com o desconforto do desconhecido muitos viram-se para as drogas e álcool como escapatória para lidar com estas situações. Outros procuram uma saída através do suicídio, ou têm comportamentos imprudentes que podem acabar por levar a um fim trágico. Mas para se entender o fenómeno do Clube dos 27 os numerólogos precisam também analisar os números ao longo da vida, ciclos de época, e os ciclos de pináculo. Em resumo a teoria é: Quando todos estes números e ciclos se alinham com a idade dos 27 anos...eles podem ditar uma morte prematura.

11.jpg

Teoria nº5 - A explicação de Erikson.

É possível que a morte dos elementos do Clube dos 27 seja também influenciada por factores psicológicos? O psicólogo alemão Erik Erikson, desenvolveu uma teoria sobre os oito estágios do desenvolvimento psicossocial, que acontecem desde o nascimento até aos 65 anos ou mais. De acordo com Erikson, a crise psicossocial que ocorre entre as idades dos 18 e 35 anos é uma das mais brutais e envolve a luta entre intimidade e isolamento. Uma pessoa nesta fase de desenvolvimento pode perguntar-se: "Será que vou partilhar minha vida com alguém ou estar sozinho para sempre?" Em teoria alguém propenso ao abuso de substâncias e isolamento pode ter dificuldade em ultrapassar esta crise, acabando por perder-se e entrar por caminhos de risco...e o pico destes acontecimento é...por volta dos de 27 anos de idade.

15 (2).jpg


Vasco Neves

Sento-me em frente ao mar, e a ele digo-lhe tudo aquilo que a ti não consigo....
Saiba como escrever na obvious.
version 18/s/Música// @destaque, @obvious //Vasco Neves
Site Meter