vitrola cultural

Um pouco sobre arte, design, literatura e passado

Jannine Dias

Designer gráfico obcecada por detalhes, devoradora de livros, tiete de objetos antigos, cinéfila de terror e apaixonada por qualquer indício de passado regado à chá e chocolate.

Criações de um Designer brasileiro pouco convencional

Butcher Billy tem um jeito especial de fazer design. Com uma pitada artística e um vasto conhecimento histórico, realiza criações únicas utilizando elementos de ficção e realidade em um conjunto harmonioso e com resultados surpreendentes. Os personagens escolhidos são consagrados de quadrinhos e cinema, e o mosaico de ambientes toca o expectador de uma maneira única, resultando em um amplo público que acompanha seu trabalho, inclusive em outros países.


1794623_10151923305148372_654464748_n.jpg

Butcher Billy (Açougueiro Billy) é o pseudônimo do Designer gráfico curitibano Bily Mariano da Luz, que foca seu trabalho na mistura de vários universos para criar um único, usando de montagens fotográficas e ilustrações digitais e manuais. Seu trabalho abrange várias áreas de artes, sendo principalmente filmes mais antigos e famosos, jogos, cenas históricas e heróis e vilões da Marvel e Dc, e, por mais chocante que pareça, misturados entre si. O designer/artista ganhou um destaque tão grande com suas ideias extravagantes, que o reconhecimento tem se tornado mundial, como o caso do diretor de cinema Kevin Smith, que se proclama fã dos trabalhos do designer, e faz questão de divulgá-los em redes sociais. O sucesso dele pelo mundo é incontestável.

Mas o que há de tão especial no “Açougueiro”?

Com uma pitada de ironia e uma veia sensacionalista, que o próprio designer assume ter, Billy consegue despertar a atenção das pessoas, transmitindo sua mensagem de forma divertida e aguçando a curiosidade e senso crítico do público em geral. Suas imagens vão além do óbvio, com as montagens, consegue simplificar a compreensão de fatos e fixá-los na mente do observador de uma forma inesquecível, tornando seu trabalho único e inconfundível.

10423275_10152491408533372_6790910059656984035_n.jpg

Críticas sociais, política, acontecimentos da atualidade, pessoas que marcaram a história, ainda que negativamente, desigualdades entre outros temas de extrema importância, ganham vida na pele de personagens de jogos conhecidos, como foi o caso de uma das séries mais recentes em que o artista traz personagens como Mário e a princesa, do aclamado videogame “Super Mário” em situações comuns, com roupas descoladas atuais e adereços de trabalho inusitados. Um dos trabalhos mais aclamados do “Açougueiro” traz os vilões da realidade mesclados com os vilões dos quadrinhos, uma maneira de misturar política, história e atualidade de maneira irreverente e sensível, comunicando-se com sucesso com o expectador. É impossível evitar fazer comparativos entre ambos vilões ao observar as imagens.

69256_10151287311653372_261976586_n.jpg

Billy explora o que o design propõem com mais afinco, e nem sempre acontece. Explorar os sentidos para despertar sensações. Os traços de seus trabalhos são rebuscados, ainda que feitos digitalmente, e trazem em sua aparência fortes influências de trabalhos manuais, as cores são escolhidas com maestria e combinadas perfeitamente, assim como as escolhas de letras e o trabalho de modificação gráfica que as mesmas apresentam, tudo para parecer o mais tátil possível, real, próximo e manual. Quem observa as obras se sente tocadas por este contato direto que as mesmas oferecem, com suas imperfeições propositais e pensadas minuciosamente para este propósito. Obras que destacam histórias, trazem tonalidades fortes e leves nuances de desbotamento no fundo, tipografias antigas e um tratamento de imagem que lembra folhetins antigos, trazendo assuntos que sempre estarão em pauta, antigos ou recentes.

182668_10151287313323372_838438778_n.jpg

Cada obra é especialmente conceituada, visivelmente bem trabalhada, e é através de muita pesquisa, material intelectual e estudo que peças tão extraordinárias ganham vida. O designer traz em suas obras os fundamentos do design, realiza amplos estudos temáticos para embasamento de trabalhos, consegue uma estética especial, agradável e diferenciada, para trazer uma informação que mesmo não sendo nova, é então transmitida de uma maneira completamente inovadora e única, culminando em uma junção real de arte, cultura pop, temas sérios, quadrinhos e design, criando peças expressivas e comunicativas, com um êxito raro. Suas obras fortes e muito conceituadas são seu maior diferencial.

555826_10151287312548372_1816665125_n.jpg

O artista tem investido também em formas de trazer suas obras para além do digital, fazendo experiências com street art, sempre mantendo suas características principais, estampando camisetas, almofadas e outros materiais com suas obras. Sendo um assumido amante de design e tendo formação na área, Butcher Billy toca os profissionais e leigos com o mesmo ímpeto, e embora suas obras nem sempre agradem os mais conservadores, seu trabalho é sempre impossível de ser ignorado, tocante, e deliciosamente inovador.


Jannine Dias

Designer gráfico obcecada por detalhes, devoradora de livros, tiete de objetos antigos, cinéfila de terror e apaixonada por qualquer indício de passado regado à chá e chocolate..
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/design// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //Jannine Dias
Site Meter