Os sons do beatle calado

George Harrison deixou de ser um garoto tímido para se tornar um grande músico e compositor


george-harrison.jpg

Lennon e McCartney, um na guitarra e o outro no baixo, eram os principais compositores, além das vozes que assumiam a maior parte das canções. Starr era o espirituoso. Era tão bom piadista que nem sequer se importavam com o fato de não ser um baterista tão habilidoso. Harrison era calado e tímido, mas quando decidiu se mostrar, a carreira dos Beatles se transformou.

Com o passar dos anos e em meio a tantas mudanças na música do quarteto de Liverpool, George Harrison deixou a sombra de Lennon e McCartney para conquistar o seu próprio espaço. Melhorou a técnica como guitarrista e amadureceu como compositor.

GeorgeHarrisonGeorge65.jpg

Ele já havia sido o responsável por canções anteriormente, como "Don't Bother Me". Porém, aquilo era só uma prévia do que estava por vir. "Taxman", "While My Guitar Gently Weeps" e "I Me Mine" são apenas algumas das que vieram depois. Em Abbey Road, de 69, duas das melhores faixas partiram de Harrison: "Here Comes the Sun" e "Something", provavelmente a canção de amor mais bela dos Beatles.

Ao fim da banda, as atenções se voltaram a Paul e John. Mas George mostrou que o seu talento poderia ser, sim, tão grande quanto o deles. Lançou o triplo (em LP) All Things Must Pass e provou a todos que não precisava estar nos Beatles para ser um músico extraordinário.

Manteve uma carreira solo no mesmo nível que a de McCartney, o beatle que melhor se saiu depois do término da banda, e ainda participou de projetos paralelos, como a lendária banda Travelling Wilburys, ao lado de Roy Orbison, Jeff Lynne, Tom Petty e Bob Dylan.

Quando morreu, em 2001, o mundo não perdeu um homem tímido e calado, ou simplesmente um ex-beatle. Perdeu um músico brilhante, que começou a sua carreira na maior banda da história, mas que soube aprimorar o seu talento depois que o sonho chegou ao fim, como disse Lennon.

George Harrison - Living in a Material World (33).jpg


version 1/s/musica// @destaque, @hplounge, @hp, @obvious, @obvioushp, @obvious_escolha_editor //Bruno Inácio