Os maus pressentimentos em Star Wars

Ao longo da saga de George Lucas, a frase "Tenho um mau pressentimento sobre isso" aparece ao menos uma vez em cada filme


Star Wars - Bad feelings_2.jpg

Próximo à estreia de Star Wars VII - O Despertador da Força, o primeiro filme da nova trilogia que está sendo produzida, muito tem se falado a respeito da franquia. Nos filmes anteriores, o enredo envolvente, os personagens marcantes e os efeitos especiais garantiram uma legião de fãs. O que também sempre chamou a atenção são as boas frases ditas ao longo da saga.

Algumas delas se tornaram icônicas, como é o caso de "Que a força esteja com você" e “Há um tempo, em uma galáxia muito, muito distante…”. Há, no entanto, muitas outras que se destacam, como “O medo leva à raiva, a raiva leva ao ódio, o ódio leva ao sofrimento. Eu sinto muito medo em você”, dita por Yoda, e “É assim que a liberdade morre. Em meio a aplausos estrondosos” (a minha favorita de toda a saga), dita por Padmé Amidala.

A que mais aparece, entretanto, provavelmente é "Tenho um mau pressentimento sobre isso" (“I have a bad feeling about this…”, no original), que aparece ao menos uma vez em cada filme.

Indo por ordem cronológica, e não pela ordem em que os filmes foram produzidos, ela é dita pela primeira vez por Obi-Wan para Qui-Gon, em Ameaça Fantasma (1999), quando os dois vão conversar com a Federação de Comércio.

Em O Ataque dos Clones (2002) quem diz é Anakyn Skywalker, quando vê as criaturas da arena. No episódio III, A Vingança dos Sith (2005), Obi-Wan diz a Anakin, quando se aproximam da nave do general Grievous.

Na trilogia clássica, ela é dita pela primeira vez, por Luke Skywalker, em Uma Nova Esperança (1977), quando a Millennium Falcon se aproxima da terrível Estrela da Morte. No mesmo filme, Han Solo diz a frase, quando os muros do compactador de lixo começam a se mexer.

No penúltimo episódio, O Império Contra-Ataca (1980), quem fala é Leia, assim que a Millennium Falcon entra na barriga de uma lesma espacial.

Por fim, no episódio O Retorno de Jedi (1983), ela também aparece duas vezes: quando C3-PO está no palácio de Jabba, e também quando Han Solo estava prestes a ser assado pelos ewoks.

Mesmo que existam muitas pistas e especulações, o enredo da nova trilogia ainda é bastante desconhecido. Porém, uma coisa é praticamente certa: a frase aparecerá novamente em cada um dos novos filmes. Resta aguardar...

Star Wars - Bad feelings.jpg


version 2/s/cinema// @obvious, @obvioushp //Bruno Inácio