zoom nas vísceras

O olhar sobe como um estranho balão para o infinito

João da Rocha

Apenas um homem inadequado

AS SÁTIRAS SURREALISTAS DE Angel Boligan

"É impossível separar o humano de seu ambiente material,
assim como dos signos e das imagens por meio dos quais ele atribui sentido e ao mundo. Da mesma forma, não podemos separar o mundo material - e menos ainda sua parte artificial - das ideias por meio das quais os objetos técnicos são concebidos e utilizados, nem dos humanos que os inventam, produzem e utilizam."

Pierre Lévy


Angel_Boligan_13-576x380.jpg

Angel Boligan Tutt'Art@ (77).jpg

As artes plásticas cubana tardou em seu desenvolvimento. Sofreu influência de colonizadores e escravos até ganhar algum corpo com a fundação de uma das instituições latinas mais antigas, a Academia Nacional de Belas Artes San Alejandro. Nascendo a partir desta, importantes ícones da arte cubana como o pintor Esteban Valderrama Peña entre outros.

Angel Boligan Tutt'Art@ (65).jpg

Angel Boligan Tutt'Art@ (66).jpg

Esta gênese culminou no que viria a ser uma das mais relevantes exemplificações do nascimento de uma geração de artistas, uma verdadeira Escola de Havana. Toda a gama de efervescentes construções ideológicas, políticas e culturais de Cuba acaba por esculpir as bases para o surgimento de um dos mais importantes cartunistas da história,Angel Boligan.

O artista nascido na província de San Antonio de los Baños em 1965 começou trabalhando com desenho em pequenos jornais, participou de uma exposição como artista jovem no início dos anos oitenta, até se formar como professor de artes plásticas em Havana em 1987. Poucos anos antes de se mudar para o México, neste país, iniciaria os traços que o colocaria entre um dos maiores cartunistas do final do século XX e início do Século XXI.

Angel_Boligan_Corno_Cuba.jpg

arte-ironia-2.jpg

A arte de Angel Boligan dialoga com diversas frentes e todas elas se estabelecem em sua obra. Da filosofia existencialista ao humor ácido com o qual Boligan tece críticas ao consumismo contemporâneo. Ao estado de automatismo do homem moderno, as relações pessoais distanciadas pelo abismo maquinal, a ganância do capital, a ironia política e um surrealismo solitário. Um espaço para o transbordamento de ideias poéticas, lúdicas, amores esquecidos e abandonados em algum canto do tempo.

arte-ironia-4.jpg

premio-futebol-angel-boligan-mexico.jpg

Angel trabalhou para algumas das principais revistas mexicanas, a El Universal. Também para o jornal Conozca más e o El Chamuco. Também compõe importantes exposições de suas obras ao redor do mundo. Sempre com resenhas apaixonadas e grande entusiasmo.

soccer.jpg

Angel Boligan Tutt'Art@ (17).jpg

Entre as influências de Angel Boligan está - sem dúvida - um dos maiores cartunistas de todos os tempos - o americano do Brooklyn - David Levine. Lavine, que faleceu em 2009, criou algumas das imagens e caricaturas mais poderosas do século XX. Outro há ser ressaltado para a construção da identidade estilística de Angel foi o mexicano Hélio Flores. Este tem sido descrito como um dos maiores cartunistas do século passado. Vencedor de diversos prêmios internacionais e dono de um estilo único que tem influenciado muitos cartunistas mexicanos.

Angel Boligan Tutt'Art@ (6).jpeg

Angel Boligan Tutt'Art@ (70).jpg

Além de ser reconhecido como um dos melhores cartunistas de todos os tempos, o cubano Angel Boligan acumula inumeros prêmios em diversos festivais pelo mundo. De Cuba à Bulgária, na Itália. Prêmio de Jornalismo no México. Outra grande contribuição de Angel para o cartunismo foi a fundação do el Club de la Caricatura Latina, que abriu portas para novos desenhistas. Boligan também é membro da União Internacional de Cartunistas e da União Nacional de escritores cubanos, apenas para ficar nestes.

Angel Boligan Tutt'Art@ (5).jpg

A arte de Angel Boligan é por vezes de um pessimismo humanista. Por outro lado, de uma sensibilidade reflexiva, lírica em suas abordagens sobre temas universais, como o amor, a solidão, religião. Estes são apenas um dos lados deste mestre.

Angel Boligan Tutt'Art@ (56).jpg

Angel Boligan Tutt'Art@ (46).jpg

Seu humor surrealista transcende a tela, dialoga com o dia a dia contemporâneo. Conversas filosóficas entre a padaria e os arranha-céus imponentes das grandes cidades. O jogo político, o olhar que derrete aquilo que estava oculto em nossa sociedade, a provocação com signos matinais do ocidente, a sátira como plataforma para cartoons que adentramos e passamos a fazer parte - como um labirinto - uma iluminação mágica.

Uma realidade apenas possível na criação de uma arte poderosa - singular - como a arte de Angel Boligan.

----

Angel Boligan | http://www.boligan.com/index2.php?id=2


João da Rocha

Apenas um homem inadequado.
Saiba como escrever na obvious.
version 6/s/artes e ideias// @obvious, @obvioushp, @obvious_escolha_editor //João da Rocha